Publicidade
Início Newsletter Edge da Embratel chega primeiro em Brasília, Curitiba, Recife e SP

Edge da Embratel chega primeiro em Brasília, Curitiba, Recife e SP

São Paulo, Brasília, Recife e Curitiba são as quatro cidades onde a Embratel está instalando os primeiros de seus 16 pontos de infraestrutura para computação na borda (ou edge computing), conforme estratégia divulgada ontem, 9. Segundo informação do diretor executivo de soluções digitais da empresa, Mário Rachid, a previsão é que a infraestrutura nestas capitais fique pronta até setembro.

Questionado sobre a possibilidade de utilização dos “mini data centers” edge pelas outras empresas da Claro Brasil (Claro e Net), o executivo explicou que a integração não seria complicada do ponto de vista técnico, mas que ainda não existe modelo comercial para tal. “Tudo que a gente faz é para atender o grupo todo, mas vai depender da demanda do mercado. No primeiro momento nosso foco é totalmente empresas, mas quando falamos em B2B, também significa B2B2C, pois impacta diretamente a experiência do cliente do meu cliente na ponta”.

Rachid ainda afirmou que São Paulo, Rio de Janeiro e outras duas cidades a serem definidas vão contar com dois pontos edge cada. Infraestrutura também será instalada em Fortaleza, Belo Horizonte, Vitória, Manaus, Belém, Goiânia e Porto Alegre, além de Recife e Curitiba, sempre a partir de ativos já existentes dentro do grupo. “Além de ser mais barato, estar perto das nossas centrais telefônicas facilita”, observa Rachid. A empresa não revelou as fornecedoras envolvidas no projeto.

Notícias relacionadas

Com o edge computing, operadoras esperam garantir baixíssima latência a partir da instalação de capacidade computacional em pontos mais próximos da “borda” (ou ponta) onde a informação é consumida pelo cliente. Rachid afirma que na Embratel a área é “um foco importante neste ano”; já a Intel sinaliza que pelo menos outros dois grupos estão cotando fornecedores para construir infraestrutura do gênero.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile