FCC deverá manter proibição de chamadas de voz em voos nos EUA

O chairman da agência reguladora norte-americana Federal Communications Commission (FCC), Ajit Pai, pretende não permitir a liberação das chamadas de voz por serviço móvel em voos nos Estados Unidos. Em comunicado nesta segunda, 10, ele propôs o arquivamento do projeto da FCC em 2013 que queria flexibilizar a regulação para comunicações móveis em aviões, liberando as chamadas. O argumento não foi técnico: "Tirar isso (o projeto) da mesa permanentemente será uma vitória para norte-americanos por todo o País que, como eu, valorizam um momento de silêncio a 30 mil pés de altura". O comunicado breve não cita consultas públicas anteriores sobre o caso, que também não foram simpáticas à medida. "Eu não acredito que seguir em frente com este plano é do interesse público", declara Pai.

A proposta precisa ser votada internamente na Comissão, mas não deverá obter resistência: além do chairman, o conselheiro e aliado de Pai e dos Republicanos, Michael O'Reilly, já haviam votado contra a medida quando foi proposta originalmente em 2013. Na época, segundo o jornal USA Today, a FCC recebeu 1.425 comentários na consulta pública, a maioria contra a liberação. Em 2014, o Departamento de Transporte dos EUA também efetuou uma consulta, novamente com a maioria (96%) contra as chamadas de voz.

Não significa, entretanto, a impossibilidade de usar celulares nos voos regionais nos EUA. A proposta da FCC dizia respeito apenas às chamadas de voz, e não ao uso de dados. Dessa forma, chamadas de voz sobre IP (VoIP) como as dos aplicativos Skype, WhatsUp, FaceTime e Facebook Messenger continuam podendo ser realizadas normalmente nas aeronaves que oferecem a conectividade de bordo. Além, é claro, do uso dos dados para navegação e outros serviços, como streaming. Mas também esses serviços de VoIP estão na mira do governo norte-americano: outra consulta pública do Departamento de Transportes, desta vez em dezembro do ano passado, recebeu mais de 5,5 mil comentários, novamente contra a permissão das chamadas em voos.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!