Número de internautas cresce no primeiro bimestre, mas tempo de uso diminui

O número de pessoas com acesso à Internet chegou a 79,9 milhões no quarto trimestre de 2011, segundo dados do Ibope Nielsen Online. O crescimento foi de 2% sobre o trimestre anterior, de 8% sobre o mesmo período de 2010 e de 19% em relação a 2009. Os dados se referem ao uso da Internet em qualquer ambiente, incluindo escolas e lan houses.

Notícias relacionadas
Casa e trabalho

O uso da Internet em casa ou no trabalho continuou em crescimento em 2012. No primeiro bimestre, o acesso nestes ambientes apenas atingiu 66 milhões de pessoas, das quais 48,7 milhões foram usuários ativos em fevereiro, o que significou um crescimento de 2,5% sobre o mês de janeiro, de 18% sobre os 41,4 milhões de fevereiro de 2011 e de 33% sobre 36,7 milhões de fevereiro de 2010.

Embora o número de usuário tenha crescido neste período, o tempo de uso do computador nos ambientes casa e trabalho teve variação negativa de 8,9% em fevereiro, em relação a janeiro. Os internautas passaram no segundo mês do ano, em média, 57h48 em frente ao computador, contra 63h27 em janeiro.

Banda larga

O estudo do Ibope Nielsen Online aponta ainda que o total de pessoas que moram em residências onde há a presença de computador com Internet chegou a 62,6 milhões. Dessas pessoas com acesso domiciliar, 39,7 milhões foram usuários ativos em fevereiro de 2012. O crescimento foi de 18% sobre os 33,7 milhões de fevereiro de 2011 e de 40% sobre os 28,6 milhões de fevereiro de 2010.

O maior uso da Internet em casa, aponta o estudo, vem sendo motivado pela expansão do número de pessoas com banda larga. Em dois anos, a quantidade de usuários ativos com mais de 2 Mb e menos de 8Mb cresceu mais de 300% no Brasil, chegando a 10,78 milhões segundo a metodologia de aferição de velocidade de conexão utilizada pela Nielsen em oito países. Já o número de usuários ativos com mais de 8Mb cresceu 332%, chegando a 3,99 milhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!