Copa do Mundo: Huawei oferece serviço para garantir qualidade em telefonia móvel

Na Copa do Mundo e nas Olimpíadas, o Brasil será inundado de turistas, muitos deles com smartphones e tablets, demandando mais capacidade das redes das operadoras móveis. Durante partidas de futebol e outros eventos esportivos, o risco é grande de ocorrerem períodos de pico de tráfego, congestionando o serviço e reduzindo a taxa de chamadas completadas. Para que as operadoras brasileiras não saiam com sua imagem arranhada, a Huawei quer trazer para o País um serviço de garantia de qualidade em telefonia móvel durante grandes eventos. A ideia já está sendo apresentada às teles nacionais e faz parte das demonstrações da fabricante em um road show tecnológico aberto pela empresa esta semana no Rio de Janeiro.

Notícias relacionadas
A proposta da Huawei consiste em atuar em conjunto com a operadora no planejamento das redes para os eventos que acontecerão no País. "Vamos estudar o tráfego em eventos anteriores de menor porte para calcular o que precisará ser feito", explica o CTO da Huawei no Rio de Janeiro, Alexandre Fernandes. São elaborados planos de contingência e a própria instalação e manutenção da rede nos locais dos grandes eventos ficariam a cargo da Huawei. Como garantia para a operadora, a fabricante assina um contrato de nível de serviço (SLA) com metas "agressivas", afirma Fernandes.

A Huawei  prestou serviços similares para a China Mobile e China Unicom nas Olimpíadas de Pequim, e também para uma operadora sul-africana durante a Copa do Mundo de 2010.

LTE

No road show da Huawei, o destaque tecnológico são as demonstrações de redes de quarta geração (4G) no padrão LTE. A empresa montou uma mini-rede em 2,5 GHz na qual consegue atingir picos de download de 97,7 Mbps, o que seria suficiente para baixar um vídeo de 800 Mb em 1,5 minuto ou uma música de 5 Mb em 0,5 segundo. Outra demonstração feita sobre a rede LTE é o streaming de um vídeo em três dimensões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!