A TIM concluiu a migração de sua plataforma Online Charging System (OCS), em trabalho realizado em parceria com a Huawei e que já deixa o sistema pronto para atender a rede 5G
O OCS é um sistema usado por operadoras de telecomunicações para realizar a cobranças. A nova iniciativa da TIM visa melhorar a eficiência dos processos de tarifação, possibilitar a evolução do portfólio de serviços e garantir uma plataforma mais robusta e preparada para os desafios futuros.
A plataforma OCS também ficará conectada diretamente à rede 5G, otimizando funcionalidades avançadas como o slicing (ou fatiamento) de rede, explicou o CTO, Marco Di Costanzo.
A colaboração com a Huawei, de acordo com a operadora, também garantiu uma plataforma integrada com soluções de inteligência artificial para manutenção preditiva e otimização da rede, além de uma nova camada de APIs para agilizar a criação de novas ofertas. A Huawei será responsável pelo gerenciamento do sistema, incluindo atualizações automáticas e suporte completo.
"Queremos sempre estar na vanguarda do mercado, posicionando a TIM com tecnologias inovadoras que proporcionem experiências diferenciadas aos nossos clientes no dia a dia. Concluímos a migração dos nossos mais de 60 milhões de clientes para a plataforma OCS de forma segura e eficaz, com objetivo de garantir a eles um serviço ainda melhor fruto dos investimentos constantes da companhia", resume Auana Mattar, CIO da TIM Brasil.