SES e Lynk anunciam parceria estratégica para comunicação satélite/celular

Foto: Reprodução/Lynk Global

A operadora de satélites SES anunciou nesta segunda, 10, durante a Satellite 2025, que acontece esta semana em Washington, com cobertura local da TELETIME, o lançamento de uma parceria estratégica com a Lynk, operadora de serviços de comunicação direct-to-device (D2D), que leva conectividade via satélite diretamente a dispositivos em terra e vice-versa.

A parceria entre a SES e Lynk envolve investimentos por parte da SES, uso de sua infraestrutura de terra pela Lynk, desenvolvimento de produtos e algum direcionamento estratégico. Por exemplo, a possibilidade de que parte da fabricação de satélites da Lynk seja transferida para a Europa para que possa participar de projetos europeus.

Segundo o presidente da SES, Adel Al-Saleh, o mercado D2D é uma aposta importante. "Nós acreditamos nesse mercado, que é uma grande oportunidade que vai evoluir nos próximos anos com muitas novas aplicações para além do que tem hoje. Estamos olhando nos próximos quatro anos para definir a nossa estratégias e D2D está entre elas".

Notícias relacionadas

A parceria envolve investimentos na Lynk, e o uso de capacidade da SES. "Eles podem tirar proveito da nossa constelação MEO para a constelação LEO da Lynk, assim como nossa capacidade de terra. Estamos trabalhando com eles para levar esses serviços direct-to-devices a governos, operadoras móveis e mercado automobilístico como prioridade. Nosso investimento vai vir acompanhado de outras capacidades que temos", disse, sem especificar ainda o montante de recursos empenhados nem as participações societárias.

"Estou ainda trabalhando com eles para que a fabricação seja na Europa, por questões de soberania e para poderem participar de projetos europeus", reiterou.

Em 2023 a Lynk participou do Congresso Latinoamericano de Satélites, organizado pela TELETIME, e na época anunciou projetos conjuntos com operadoras de telecomunicações brasileiras, sobretudo para o serviço de conexão direta via satélite para serviços de 5G em áreas não atendidas. No ano passado, foram anunciados testes com a Claro.

A empresa alega ter sido a primeira a realizar testes bem sucediddos de chamadas de celular via satélite usando equipamentos 5G.

Lynk reivindica primeira ligação de voz entre satélite e celular

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!