A Deutsche Telekom está conectando veículos da BWM no Brasil com chips virtuais (eSIM). Segundo as empresas, ao menos 113 mil automóveis da montadora alemã, entre nacionais e importados, já rodam pelo País conectados à rede móvel.
Conforme a parceria, a conexão móvel é fornecida sem custo adicional pela Deutsche Telekom Global Business Solutions Brasil, unidade de negócios de comunicação e conectividade da tele para clientes empresariais e setor público. Sendo assim, os motoristas não precisam contratar serviços de uma operadora local.
Na prática, os veículos saem de fabrica com eSIM embarcado no módulo eletrônico. De acordo com a operadora, isso é uma vantagem em um país continental com estradas bastante irregulares, como o Brasil, uma vez que a tecnologia é mais resistente a vibrações.
"É possível conectar o automóvel em todo o território nacional, o que possibilita à montadora liberar os serviços aos clientes", afirma Daniel Sartori, head de Conectividade Móvel da Deutsche Telekom Global Business Solutions Brasil, em nota.
Benefícios
Com a conectividade, a montadora disponibiliza aos clientes tecnologias como o BMW ConnectDrive, que fornece serviços de chamada de emergência inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e aplicativos.
Por meio do aplicativo My BMW, a conexão também permite que os motoristas acionem recursos do automóvel, como trancar e destravar portas, buzinar, localizar o veículo e acompanhar o destina da viagem pelo sistema de navegação.
Além disso, os proprietários podem conectar os veículos com a Alexa, a assistente virtual da Amazon, ou com serviços de casa inteligente. Com a rede, o automóvel também pode fazer atualizações de software e ser usado como ponto de acesso pelos ocupantes.
Atualmente, a Deutsche Telekom conecta mais de 12 milhões de veículos em todo o mundo. A previsão é de que o serviço via eSIM alcance 25 milhões de automóveis ao fim deste ano.