A Algar Telecom promoveu uma "Botathon", uma competição interna que reúne profissionais de diferentes especialidades em times multidisciplinares para desenvolver soluções de automação e inteligência artificial (IA), como parte do Programa AImpulso, que visa democratizar o uso dessas tecnologias na empresa.
No último ano, três edições da iniciativa capacitaram 75 colaboradores, com treinamentos em plataformas low-code e apoio do Centro de Excelência em Automações e Inteligência Artificial (CoE). Uma botathon é uma espécie de "hackathon", mas focada no desenvolvimento de bots
Entre os projetos desenvolvidos com apoio da tecnologia da Automation Anywhere, destacam-se: o TaxBot, que utiliza IA generativa para analisar guias de tributos e lançá-los na plataforma contábil, evitando 8.600 chamados/mês; e o FICA, um bot para identificar clientes não fidelizados e propor ofertas personalizadas, com expectativa de conversão de 25%.
As soluções, de acordo com a empresa, já propuseram uma economia anual expressiva, melhorias operacionais (redução de tempo de faturas, eficiência em visitas técnicas) e engajamento dos colaboradores com a IA.
Até 2025, a meta da companhia é implementar 100 robôs e continuar fomentando a criação de soluções inovadoras com os AI Influencers. Além disso, novas edições de Botathons e lançamento do Prompthon, focado em prompts para IA generativa, estão nos planos.