Anatel aprova novo plano de numeração incluindo SCM, mas só em 2025

Foto: Pixabay

O Conselho Diretor da Anatel aprovou nesta quinta, 10, por unanimidade, o novo plano de numeração de serviços. Item da Agenda Regulatória 2021-2022, a matéria já havia passado por análise de impacto regulatório (AIR) e consulta pública, e estava sob relatoria do conselheiro Moisés Moreira. 

Apesar de proposta inicial se preocupar com numeração de Internet das Coisas e de banda larga (Serviço de Comunicação Multimídia – SCM), apenas este último item foi considerado na resolução aprovada. Isso porque os conselheiros seguiram entendimento da área técnica, afirmando que a proposta de antever eventual falta de recursos de numeração para IoT e máquina-à-máquina (M2M) não seria necessária, uma vez que a maioria desses objetos utiliza numeração interna ou IP. "Se houver necessidade, será usada [a numeração] de serviço existente", disse Moreira, referindo-se ao serviço móvel pessoal. 

No caso do SCM, contudo, houve a preocupação da tendência de migração de serviços para a camada IP da banda larga. Conforme explicou o conselheiro relator, desde 2001 há a previsão de utilização de numeração para o serviço, mas isso nunca foi concretizado um plano de numeração de fato. Assim, Moreira obteve as seguintes conclusões:

Notícias relacionadas
  • a eliminação de restrições previstas no SCM que proíbe a numeração para serviços que se confundem com o de telefonia fixa (STFC) ou de TV por assinatura (SeAC) faria com que o SCM se tornasse, de fato, um serviço convergente;
  • porém, a eliminação de restrições depende do fim das concessões do STFC (o que acontece em 2025), sob risco de haver desequilíbrio no mercado, e de alterações no Plano Geral de Outorgas (PGO). Por isso, afirma que seriam necessárias as mudanças previstas no novo marco legal do SeAC e em "estudos de interconexão". 

Desta forma, o relatório de Moreira concluiu por aprovar o novo regulamento de numeração, mas determinado que a Superintendência de Outorga e Recursos à prestação (SOR) condicione a numeração do SCM à revisão do escopo dos serviços análogos, além de aspectos de interconexão e de remuneração de redes, argumento defendido pela Claro. "Isso estará no âmbito do projeto de simplificação regulatória, que também está na minha relatória e que será colocada em consulta pública", afirmou o conselheiro. 

Vale ressaltar que, de acordo com a minuta da resolução que tem versão pública no sistema da Anatel, há também para o SCM a possibilidade de portabilidade.

SMGS

A nova resolução passa a abarcar também o serviço móvel global por satélite não geoestacionário (SGMS), que substitui a Norma nº 16/1997 que regulava a outorga. O plano original era o de destinar a numeração igual à do SMP. Porém, optou-se por numeração própria desse serviço terá plena interoperabilidade com redes de outros, como STFC e SMP. Serão destinados códigos do plano de numeração brasileiro, determinado pela Anatel, ou os códigos de sistemas móveis globais designados pela União internacional de Telecomunicações (UIT), mas observando a regulamentação brasileira. 

NUN

Da mesma forma, a Anatel descartou a alternativa de dar tratamento não geográfico – isto é, sem considerar a localidade – aos prefixos definidos para o Número Único Nacional (NUN) e atribuí-los de maneira unitária. Em vez disso, optou por manter tais características nesse tipo de numeração, seguindo a recomendação da área técnica, que encontrou "baixa eficiência de usos dos recursos de numeração e condições não isonômicas por todas as prestadoras, além de não poder expandir, no formato atual, para todas as áreas locais, estando limitado a apenas 67 dessas áreas". 

O NUN é um recursos para prestadoras de telefonia fixa destinada a assinantes empresariais que permite que usuários possam discar um mesmo número em diferentes regiões – por exemplo, com o prefixo 400x – para um atendimento telefônico. As tarifas são sempre locais. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!