Vivo e TIM informam interesse em adquirir operação móvel da Oi

Foto: Pixabay

(Atualizada às 23:30) A Telefônica, controladora da Vivo, e a TIM anunciaram na noite desta terça, dia 10, por meio de fatos relevantes, que manifestaram ao Bank of America Merrill Lynch, que assessora o Grupo Oi, o interesse das companhias em iniciar tratativas para a aquisição da operação móvel da Oi, "no todo ou em parte", segundo o comunicado. O documento informa ainda que cada uma das empresas, Telefônica e TIM, ficaria com uma parcela do negócio, se ele fosse concretizado, indicando que seguiriam sendo operações separadas, ainda que a negociação seja em conjunto. Ainda segundo o fato relevante, "a transação, se concretizada, criará valor a nossos acionistas e clientes através de maior crescimento, geração de eficiências operacionais e melhorias na qualidade do serviço. Além disso, contribuirá para o desenvolvimento da competitividade do setor de telecomunicações brasileiro". Confira aqui o fato relevante da TIM e aqui o da Vivo.

Em comunicado interno da TIM a que este noticiário teve acesso, Pietro Labriola, presidente da empresa, informa seus colaboradores que a negociação deve ser longa e sujeita à revisão dos órgãos reguladores, mas que é um passo importante para a operadora e pede foco da equipe na manutenção dos objetivos estratégicos da companhia.

Este tipo de operação terá certamente que passar pela aprovação da Anatel e do Cade. No caso da Anatel, a principal dificuldade é enquadrar as operações resultantes da TIM e Vivo, após uma eventual compra da Oi móvel, dentro das regras e limites de espectro existentes. Caso semelhante foi enfrentado recentemente pela Claro com a aquisição da Nextel e a Anatel precisou avaliar as áreas em que haveria extrapolação dos limites. Também cabe à agência avaliar se o mercado se manteria suficientemente competitivo, e os impactos no mercado de atacado.

Notícias relacionadas

Market share

Já o Cade, que analisa a operação do ponto de vista estritamente concorrencial, também vai recorrer às análises da Anatel sobre concentração de mercado (inclusive de espectro) e também os eventuais ganhos de eficiência que seriam gerados ao consumidor e à dinâmica competitiva do mercado com uma eventual consolidação do mercado móvel. A Oi é hoje a operadora com o menor percentual de market share no mercado de celular (cerca de 16%), enquanto a TIM tem cerca de 24% e a Vivo, 33%. A Claro, somando a Nextel, tm quase 27% do mercado móvel. A análise sobre a distribuição de espectro de cada companhia foi abordada aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!