TIM assina parceria com produtora de laranjas para levar conexão 4G ao interior de SP

Como parte do projeto para levar conectividade ao agronegócio, a TIM assinou acordo para fornecer a rede 4G utilizando a faixa de 700 MHz  para a implantação de Internet das Coisas (IoT) com a produtora de laranjas Citrosuco. Segundo informou a operadora nesta terça-feira, 10, ela implantará a conexão para viabilizar a melhor gestão das atividades produtivas ao conectar maquinário e equipamentos agrícolas em todas as fazendas próprias da parceira. A tele diz que a cobertura abrangerá não apenas a área de plantio da produtora, mas também a de "diversas cidades vizinhas", atendendo a uma região de 1,9 milhão de hectares, ou cerca de 8% do Estado de São Paulo.

A rede 4G em 700 MHz estará presente no que a Citrosuco afirma ser a maior planta de processamento de suco de laranja do mundo, localizada na cidades paulista de Matão, além de Catanduva e Araras, também em São Paulo. A TIM diz que a companhia contará com a tecnologia em todas as fazendas no interior paulista e em Minas Gerais.

Para chegar à parceria, a Citrosuco levou 18 meses do que chama de "um criterioso processo de avaliação tecnológica" até optar pela solução da TIM. A ideia agora é viabilizar iniciativas de programa de transformação digital da produtora. O projeto levará a infraestrutura digital necessária para controle em tempo real das atividades das fazendas, o que permite solucionar problemas e tomar decisões com mais agilidade.

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NB-IoT

Além da rede móvel em 4G, a TIM também fornecerá a conexão NB-IoT, que amplia em mais de 40% a cobertura e consome menos bateria – portanto, destinada a aplicações de Internet das Coisas. A operadora agora contabiliza 3 mil cidades com essa tecnologia.

A iniciativa é parte do projeto 4G TIM no Campo, criado em 2018 com o objetivo de levar conectividade ao agronegócio brasileiro. ""Esse é mais um grande passo da TIM na estratégia de conectar o agronegócio brasileiro, iniciada no ano passado e fortalecida com nossa participação no ConectarAgro, iniciativa que já conecta mais de 5 milhões de hectares", disse o chief revenue officer da tele, Alberto Griselli, em comunicado.

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