Projetos Norte e Nordeste Conectado terão fases concluídas até dezembro

Visando a expansão da infraestrutura ótica em regiões com baixo nível de cobertura, a implementação dos projetos Norte e Nordeste Conectado tem apresentado avanços, reporta o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Segundo o departamento de banda larga da pasta, há expectativa que o trecho no Nordeste seja concluído até o final do ano, bem como a primeira etapa da implementação do projeto em estados do Norte.

"No Nordeste, uma parte dos recursos já foi para a RNP [responsável pela iniciativa na região] realizar a primeira etapa, que está em fase de implementação. A outra parte dos recursos vai neste ano, de maneira que até o final de 2020 a gente terá implantado todo o trecho do Nordeste Conectado", afirmou nesta terça, 10, o diretor do departamento de banda larga do MCTIC, Artur Coimbra.

"A partir dessa implantação e do comissionamento da rede, a RNP começara a fazer acordos com empresas para estender ainda mais para o interior do Nordeste", completou o servidor. Em outras ocasiões, o governo já sinalizou que pode leiloar ao mercado a capacidade excedente da infraestrutura em construção.

Notícias relacionadas

Norte

No caso do Norte Conectado, Coimbra reporta que o estudo hidrográfico do primeiro trecho da rota fluvial deve ser concluído ainda em março; ele deve interligar Macapá e Santarém (PA) . "A partir disso, conseguiremos encomendar a fabricação do cabo, de maneira que o início da implantação deve começar em agosto. A previsão é que até dezembro [o primeiro trecho] seja concluído".

O diretor lembra que essa primeira etapa foi custeada em um esforço conjunto do MCTIC com as pastas da Educação, Saúde, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a bancada da região Norte no Senado. Nos próximos trechos, recursos do Gired e a restituição de valores atrelados à Operação Lava Jato são as fontes planejadas.

"Sobre os recursos do Gired [ou as sobras do processo de limpeza do 700 MHz], nós só estamos aguardando o posicionamento do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a legalidade e viabilidade do uso para essa finalidade. Assim que vier uma manifestação positiva, podemos fazer o restante do trecho", afirmou Coimbra.

Lava Jato

Já valores restituídos ao governo no âmbito da Lava Jato podem custear a restauração do trecho Manaus-Coari (no Amazonas), uma vez que parte da rota fluvial remanescente do projeto Amazônia Conectada (entre as cidades de Coari e Tefé) foi danificada. O trabalho deve ser realizado pelo Exército.

"Em função de alguns recursos que foram restituídos após a Lava Jato, o governo vai recuperar esse cabo. Faz cerca de dois anos que houve rompimento por vandalismo no trecho Coari-Tefé. A ideia é que ele seja restaurado e que haja acompanhamento, pois quando há vazante do rio, muitos trechos ficam expostos. Por isso, temos que enterrar esse cabo", reportou Coimbra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!