Datora defende utilização de MVNOs para IoT em vez de roaming permanente

A solução para a questão do roaming permanente em Internet das Coisas (IoT) no Brasil pode não exigir mudanças drásticas no modelo atual, mas sim um meio termo entre a total liberação e restrição, com a participação de uma empresa local como representante de tele estrangeira. "O meio termo sou eu", declara o presidente da operadora móvel virtual (MVNO) brasileira Datora, Tomas Fuchs. A empresa tem em seu modelo comercial uma parceria atacadista com a operadora Vodafone há mais de dois anos para atuar no País com serviços de máquina-a-máquina (M2M) utilizando a rede da TIM, atendendo aos requisitos regulatórios da Anatel e, especialmente, lidando com o complexo sistema tributário brasileiro. "O nosso projeto foi todo em cima disso (a proibição do roaming permanente), e nos últimos anos temos cases de sucesso", diz, salientando não ver benefícios se o Brasil liberar a situação para teles estrangeiras.

No argumento de Fuchs, há questões de soberania nacional também, como a necessidade de armazenamento de dados por cinco anos e o atendimento à legislação em eventuais quebras de sigilo. Tampouco o argumento técnico de complexidade para atribuição de perfis de SIMcard em equipamentos – como um módulo em um carro, por exemplo – é aceito pelo executivo, uma vez que a Datora trabalha com atualizações over-the-air (OTA) de SIMs "chapa branca" para o Brasil. Assim, não é necessário que a fabricante em outro país precise saber de antemão o destino final do produto.

Do lado tributário, a justificativa é que o problema vai além da coleta do Fistel. "Uma empresa vendendo fora do Brasil tem uma diferença enorme para a gente, ela sai sem Fistel, PIS/Cofins, Fust e Funttel; e se considerar estados como o Rio de Janeiro, ainda têm um valor mais alto do ICMS", explica. "Teria que ter uma filial em cada estado por causa do ICMS, como o cara vai contribuir para cada um?", indaga. O modelo de MVNO, sugere Fuchs, seria o mais adequado porque atende às obrigações e consegue lidar com uma base grande de acessos com receita média (ARPU) baixa, focando nos serviços.

Notícias relacionadas

Pressão externa

A pressão das operadoras internacionais é grande, inclusive da própria Vodafone. Na contribuição à consulta pública sobre Internet das Coisas da administração de telecomunicações e informações do departamento de comércio dos Estados Unidos (NTIA) em junho do ano passado, a tele cita a proibição de roaming permanente no Brasil como exemplo de regulação que impacta negativamente a implantação global. A companhia alega ter "perdido receitas M2M" enquanto implantava a parceria local com a Datora, além de "Capex significativo adicional", complexidade que provoca atrasos e "custos operacionais altos em uma base constante". Afirmam ainda que há impacto para fabricantes porque seria necessário utilizar dois SIMcards: um global para exportações para outros países, e um específico para a exportação para o Brasil. Antes da parceria com a brasileira, a tele chegou a tentar o roaming permanente com a Anatel, mas sem sucesso.

Tomas Fuchs explica que sente a pressão das teles internacionais. "Óbvio que é muito mais fácil fazer roaming permanente, você entra em acordos de roaming, trabalha com preços do mercado e entra com a tarifação das operadoras, é uma vantagem competitiva tremenda", explica, citando ainda a possibilidade de a empresa utilizar a rede das quatro grandes teles no País – e não só da que presta serviços para a MVNO, como é o caso da Datora. O executivo considera haver um pensamento derrotista de achar que o Brasil não consegue fazer uma solução própria, e que importa-la é melhor. "É justamente o contrário. Porque fazer pesquisa e desenvolvimento no Brasil assim? Minha maior preocupação é a gente achar que vai tudo se resolver porque vai ter empresas de fora podendo (fazer roaming permanente), e eu não acho que seja uma visão tão simplista assim", diz. 

Porém, caso o Plano Nacional de IoT do governo opte por adotar o roaming permanente no País, Fuchs reconhece que sentiria o impacto. "Vai me fazer repensar o modelo? Vai. Vai me fazer pensar em ir para outro país", declara. "Deixo de ter investimento no País, monto uma MVNO na Europa e resolvo meu problema." Mas ele diz que não vê o Brasil muito aquém de outros países em M2M e IoT atualmente: em janeiro, a base nacional registrava 12,859 milhões de acessos (somando as duas categorias Padrão e Especial). E justifica ainda que há maior dificuldade na hora de argumentar pelo investimento em IoT em plena crise, mas que isso se reverterá assim que a situação econômica melhorar.

Tecnologia

A Datora assinou durante a Mobile World Congress em Barcelona na semana passada um acordo com a Ingenu, que opera a rede dedicada a serviços de IoT Machine Network nos EUA. A parceria implantará uma rede com a tecnologia RPMA (Random Phase Multiple Access, que é um tipo de rede de alto alcance e baixo consumo – LPWA) da Ingenu, e terá foco em serviços de agricultura, monitoramento ambiental, logísticas e cidades inteligentes. A MVNO brasileira fará a implantação e integração da rede Machine Network em Minas Gerais inicialmente, e em mais cem áreas metropolitanas, com prazo de conclusão até 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!