Cautelar das franquias só será revista se mercado trouxer planos com limites e velocidades maiores, afirma Juarez Quadros

Em entrevista a este noticiário, Juarez Quadros, presidente da Anatel, reiterou que a agência não tem intenção de mudar a cautelar imposta em abril do ano passado e que impede as operadoras de telecomunicações de praticarem o regime de franquias nos serviços de banda larga fixa. Segundo ele, isso só vai mudar quando as empresas apresentarem planos com limites maiores e que estejam adequados às necessidades de uso dos consumidores. Quadros também ressaltou a importância dos pequenos provedores na oferta de banda larga fixa e disse que eles avançam porque oferecem um serviço com melhor receptividade pelos usuários.

Sobre o tema das franquias, ficou a impressão pelas suas últimas declarações que a Anatel não vai mais mexer com isso e a cautelar (proibindo as franquias) ficará em vigor indefinidamente. É isso mesmo? E todo aquele estudo que a agência vinha fazendo?

O problema que eu vejo é que as velocidades e limites que eram praticados, comparando-se com os EUA, por exemplo, são muito baixas. Lá, mesmo com as franquias, os limites quase não são atingidos. Aqui, os limites são muito baixos e facilmente atingidos no padrão de uso atual. Se houver corte ou redução de velocidade, há muito dano ao consumidor. É importante deixar que o mercado se desenvolva mais um pouco e que tenhamos tecnologias que permitam limites maiores.

Notícias relacionadas

Ou seja, a Anatel só vai rever a cautelar se o mercado sinalizar com limites maiores?

Essa sinalização ainda não se apresentou, não se percebe quando isso (limites maiores) estaria disponível. A banda larga fixa tem crescido, mas não essas capacidades e limites. E ainda assim metade dos lares brasileiros não foi atendida. Se considerar apenas os domicílios atendidos com recursos de redes fixas, cabo e fibra, o percentual é de 39%, porque o resto é acesso wireless. O mercado tem que trazer uma solução. As pequenas operadoras estão avançando por isso. Estamos colhendo os subsídios, mas não vejo saída em curto prazo.

E sobre a expansão da banda larga fixa. Os pequenos provedores têm se destacado, o que a Anatel pensa em fazer?

Flexibilizar e ser mais tolerante. A outorga já tem valor irrisório. O que se possa desregulamentar, é o que faremos. Eles têm sido bem avaliados pelos usuários, quem mais tem atendido à demanda é o pequeno provedor. Os pequenos provedores têm dado resposta louvável à demanda da sociedade, e por isso têm ganhado espaço. Eles ponderam ainda muito a questão do investimento e da dificuldade de obter aportes de recursos pela falta de garantias, e entendemos que eles mereceriam uma atenção nessa aspecto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!