PGMC passa a integrar recomendação da UIT

A Comissão de Estudos 3 da União Internacional de Telecomunicações (UIT), reunida de 22 de fevereiro a 1º de março, aprovou quatro recomendações aos países-membros, entre elas a D.261 sobre metodologia para identificação de mercados relevantes e prestadoras com poder de mercado significativo. A norma praticamente copia trechos do Plano Geral de Metas de Competição (PGMC), da Anatel.

É o que conta o gerente de Monitoramento das Relações entre Prestadoras da Anatel, Abraão Silva, que apresentou, nesta quinta-feira, 10, o resultado da reunião, que aconteceu em Genebra. A norma foi relatada por Silva, que havia identificado que 90% dos estados-membros da UIT buscavam fazer a regulação por poder de mercado, mas usando critérios da academia. "O Brasil provou que faltava padronização nesse quesito", afirmou.

Segundo Silva, a recomendação encoraja que países adotem medidas assimétricas seguindo os instrumentos dispostos no PGMC. Ele disse que mais de 35 países contribuíram para a norma, muitos deles com suporte integral ao texto brasileiro. Silva afirma que o PGMU vai além da regra adotada na Comunidade Europeia, ao permitir a atuação de mais de uma empresa com Poder de Mercado Significativo em uma área. A recomendação não teve objeções das operadoras.

Notícias relacionadas

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!