Huawei desenvolve protótipo de nova modulação de rede passiva

A Huawei anunciou nesta segunda, 10, o desenvolvimento da segunda geração do protótipo de modulação para redes passivas TWDM-PON. A tecnologia foi demonstrada para o conselho FTTH Europeu na Suécia e a companhia chinesa afirma que se trata do primeiro do tipo capaz de entregar capacidade de 40 Gbps.

Notícias relacionadas
O problema enfrentado até então com essa tecnologia é que, segundo a Huawei, várias barreiras técnicas ainda precisavam ser superadas, como módulos transceptores, gerenciamento de múltiplos comprimentos de onda e controle de protocolo. Com a proposta da empresa para a modulação TWDM, é possível ajustar esses parâmetros, inclusive implantando o protocolo G.multi para unificar o sistema PON.

O TWDM-PON é uma geração mais avançada do GPON e XG-PON, baseado nesta última com de quatro a oito comprimentos de onda. A ideia é dar às operadoras suporte às redes de distribuição ótica (ODN) existentes com retrocompatibilidade e migração para acesso de banda larga. Em comunicado, o especialista chefe da Huawei em redes de acesso, Frank Effenberger, afirmou que o protótipo da fornecedora é o primeiro a resolver os principais problemas técnicos e que isso permitiria pavimentar o caminho para a comercialização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!