AT&T proíbe acesso de usuários do Backflip a lojas de aplicativos diversas

O assinante da AT&T que comprar o recém lançado Backflip, smartphone da Motorola com sistema operacional Android, descobrirá que seu acesso a lojas de aplicativos está restrito ao Android Market, revela o site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com). Esta seria uma demonstração de força da operadora na tentativa de manter o controle sobre a experiência de seus usuários em lojas de aplicativos, em mais um capítulo da briga entre teles, fabricantes e desenvolvedores para saber quem manda, afinal, no mundo móvel. Enquanto isso, assinantes com celulares Android de outras operadoras norte-americanas, como Verizon Wireless e T-Mobile, têm o acesso a lojas externas permitido na configuração default de seus aparelhos.
Na análise do site, essa medida da AT&T é frustrante para os entusiastas do Android, que vêem na possibilidade de acessar lojas diversas e instalar aplicativos em versão beta uma das maiores vantagens de um celular com plataforma aberta em comparação ao iPhone da Apple. Durante o Mobile World Congress, em Barcelona, o CEO do Google, Eric Schmidit, foi questionado também sobre como via a possibilidade de usuários baixarem aplicativos de outras fontes. Na ocasião, o executivo disse que o Google é favorável a manter o acesso aberto a todas as plataformas e lojas de aplicativos. A AT&T, por outro lado, estaria optando por sacrificar o desejo desses assinantes em prol de um controle maior sobre o que seus usuários podem instalar em seus telefones. Para o site Rethink Wireless, essa política pode ser apropriada dentro da estratégia de levar os smarpthones para o mercado de massa, onde a maioria dos usuários tende a preferir uma experiência mais simples e controlada.

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