Publicidade
Início Newsletter UOL terá parceria com AWS e Scala para oferta de edge computing

UOL terá parceria com AWS e Scala para oferta de edge computing

Empresa criada pelo grupo UOL para explorar o segmento de edge computing (ou computação de borda), a Edge UOL terá uma parceria para oferta do serviço ao lado da Amazon Web Services (AWS) e da Scala Data Center.

A intenção é habilitar redes privativas e públicas de 5G a com ajuda da arquitetura, inclusive para atender operadoras de telecom. Na proposta, a Edge UOL atuará como provedor de serviços gerenciados a partir do AWS Outposts, solução de infraestrutura no local (on-premise) oferecida pela AWS. Com isso, será possível acessar serviços em nuvem que rodam em edge data centers da Scala.

A arquitetura focada nas “bordas” da rede é fundamental para que o 5G atenda demandas que exijam baixa latência, processamento local e residência de dados. Segundo o trio, o serviço permitirá “vantagem competitiva e de time-to-market para acelerar a adoção de serviços inteligentes em qualquer parte do País”.

Notícias relacionadas

“Com a infraestrutura disponível hoje, dados gerados em localidades distantes dos grandes centros tecnológicos, como no agronegócio, fábricas, lojas, centros de distribuição e usinas precisariam ser enviados para processamento em data centers a quilômetros de distância”, ilustrou o COO da Edge UOL, Rodrigo Lobo. “A implementação do projeto viabilizará a adoção de tecnologias inovadoras da nuvem na ponta, como para smart cities – onde é necessário processamento imediato”, completou o profissional.

Para tal, estruturas menores de data centers, localizados mais na borda da rede – os chamados edge data centers – são necessários. Segundo a Scala, ativos do gênero são construídos em prazos 80% menores que data centers convencionais, contando também com economia de até 30% nos custos de operação.

Spin-off

A Edge UOL nasceu de um spin-off da Compass – que, por sua vez, é a nova marca do grupo UOL para o braço de tecnologia. Na parceria anunciada com Scala e AWS, a Compass será responsável pelo desenvolvimento e modernização de aplicações voltadas para arquitetura edge.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile