UOL terá parceria com AWS e Scala para oferta de edge computing

Empresa criada pelo grupo UOL para explorar o segmento de edge computing (ou computação de borda), a Edge UOL terá uma parceria para oferta do serviço ao lado da Amazon Web Services (AWS) e da Scala Data Center.

A intenção é habilitar redes privativas e públicas de 5G a com ajuda da arquitetura, inclusive para atender operadoras de telecom. Na proposta, a Edge UOL atuará como provedor de serviços gerenciados a partir do AWS Outposts, solução de infraestrutura no local (on-premise) oferecida pela AWS. Com isso, será possível acessar serviços em nuvem que rodam em edge data centers da Scala.

A arquitetura focada nas "bordas" da rede é fundamental para que o 5G atenda demandas que exijam baixa latência, processamento local e residência de dados. Segundo o trio, o serviço permitirá "vantagem competitiva e de time-to-market para acelerar a adoção de serviços inteligentes em qualquer parte do País".

Notícias relacionadas

"Com a infraestrutura disponível hoje, dados gerados em localidades distantes dos grandes centros tecnológicos, como no agronegócio, fábricas, lojas, centros de distribuição e usinas precisariam ser enviados para processamento em data centers a quilômetros de distância", ilustrou o COO da Edge UOL, Rodrigo Lobo. "A implementação do projeto viabilizará a adoção de tecnologias inovadoras da nuvem na ponta, como para smart cities – onde é necessário processamento imediato", completou o profissional.

Para tal, estruturas menores de data centers, localizados mais na borda da rede – os chamados edge data centers – são necessários. Segundo a Scala, ativos do gênero são construídos em prazos 80% menores que data centers convencionais, contando também com economia de até 30% nos custos de operação.

Spin-off

A Edge UOL nasceu de um spin-off da Compass – que, por sua vez, é a nova marca do grupo UOL para o braço de tecnologia. Na parceria anunciada com Scala e AWS, a Compass será responsável pelo desenvolvimento e modernização de aplicações voltadas para arquitetura edge.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!