TIM testa desligamento da rede 2G em 50 cidades

Foto: Pixabay

[Atualizada em 24/02] Após o acordo de compartilhamento de rede com a Vivo (e a aquisição de parte da Oi), a TIM está agora preparando o switch-off da tecnologia 2G. No projeto de single grid em GSM, a companhia está trabalhando com um piloto em 50 cidades. "Ao longo do ano, vamos acelerar o período de testes, que é importante para garantirmos a entrega com qualidade, melhorando e reduzindo custo", declarou o CTIO da operadora, Leonardo Capdeville, nesta quarta-feira, 10.

Segundo o executivo, esse projeto do single grid com a Vivo poderá ser acelerado ao longo do ano, atendendo a cidades com menos de 30 mil habitantes. "E temos espaço aberto para ser mais agressivos nos próximos anos, estabelecendo uma nova forma de pensar nas companhias para enxergarem que compartilhar a infraestrutura é o melhor caminho", afirmou. 

O diretor de assuntos regulatórios e institucionais da TIM, Mario Girasole, diz que a proposta de parceria continua disponível para outras empresas. "Estamos abertos a todas as possibilidades de compartilhamento com operadoras na transmissão e no acesso", declara. A ideia é também aproveitar as diretrizes do edital do 5G, que traz a prerrogativa de compartilhamento.

Notícias relacionadas

A parceria com a Vivo foi assinada em dezembro de 2019 e prevê a otimização do uso de espectro por meio do RAN Sharing com dois contratos de cessão onerosa distintos: além da single grid para 3G e 4G, cada parte oferecerá o serviço 2G para o cliente de ambas em cerca de 2,7 mil municípios, resultando na desativação de sites legados e possível refarming de frequências.

Além disso, a TIM afirma que a aquisição da maior fatia da Oi, uma vez autorizada pelo Cade e pela Anatel, permitirá "fechar um gap histórico" de frequências com mais 49 MHz para a empresa, além de 7,2 mil estações radiobase e 14,5 milhões de clientes. 

FWA

Outra aposta com o 5G é o de acesso fixo-móvel, o FWA. O presidente da TIM, Pietro Labriola, lembrou que a experiência com esse tipo de tecnologia em 4G (chamado pela empresa de WTTx) poderá ser complementar à fibra, de acordo com a particularidade do local do acesso. "Não vamos canibalizar os serviços existentes", assegura. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!