Segundo Levy, processo de venda da Oi Móvel deixa empresa fora do leilão de 5G

Eduardo Levy assume relações institucionais da Oi

O vice-presidente de relações institucionais da Oi, Eduardo Levy, confirmou as informações que já haviam sido antecipadas por TELELETIME: a Oi está fora do leilão de 5G. "A empresa está em processo de venda de sua participação na operadora móvel de modo que não iremos participar do leilão", disse o executivo na reunião pública realizada pelo Grupo de Trabalho da Câmara que discute a implantação do 5G no Brasil. Ele respondia a um questionamento da deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC) sobre a posição das empresas em relação às obrigações previstas no edital, especificamente sobre a obrigatoriedade de adoção do Release 16.

Levy não entrou em detalhes sobre as razões que fazem a Oi não entrar no leilão, mas o que está por trás do impedimento de participação não é uma decisão empresarial, mas limitações regulatórias impostas no edital. Na faixa de 700 MHz, a Anatel está, pelo menos na redação atual, impedindo a participação de empresas que estejam em processo de transferência de controle societário, que é justamente o caso da Oi Móvel. E para todas as faixas, inclusive a de 3,5 GHz e de 26 GHz, a autorização de uso de espectro está vinculada à oferta do Serviço Móvel Pessoal (SMP), que a Oi não mais poderá prestar como parte do acordo de venda da Oi Móvel para as concorrentes TIM, Claro e Vivo. Hipoteticamente, a empresa ainda poderia participar se o leilão permitisse o uso das faixas para o serviço de banda larga fixa (SCM) sem a obrigação de manter o SMP. A redação atual do edital até prevê outros serviços, mas não é possível abrir mão do SMP.

Levy comentou ainda a posição da empresa em relação a outras obrigações. Segundo o executivo, a imposição de "outros instrumentos que não têm relação com o escopo do leilão" não trazem benefícios ao consumidor. "Em um leilão não-arrecadatório, obrigações que não tenham a ver com a ampliação de cobertura ou preços podem prejudicar o consumidor", diz ele, pois são compromissos que apenas oneram os serviços. "Entendemos que um leilão não-arrecadatórios deve trazer benefícios apenas ao consumidor.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!