Vuforia soma mais de 2,5 mil apps e um milhão de downloads

A Vuforia, plataforma da Qualcomm para desenvolvimento de aplicativos móveis com realidade aumentada baseada em reconhecimento de imagens, acumula atualmente mais de 2,5 mil apps, que somam mais de um milhão de downloads no Google Play e na App Store, informa Jay Wright, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Qualcomm.

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Segundo o executivo, a demanda tem partido principalmente de agências de publicidade. "A realidade aumentada está ajudando as marcas a se conectar com os consumidores", disse. Há uma série de projetos criados até agora, como um da Walmart para um app móvel da Cinderela: para desbloquear certos vestidos no app, a criança precisa apontar a câmera para o DVD do filme dentro de uma loja da Walmart. Outro projeto citado pelo executivo é um catálogo impresso de produtos em que as imagens, quando olhadas pela câmera, viram links para as mercadorias no site da loja, permitindo inclusive a sua encomenda. "Ou seja: transformaram um catálogo em papel em um catálogo digital", comparou.

Há também várias experiências educativas, como uma aula de anatomia em que o corpo humano aparece quando a câmera é apontada para uma determinada imagem em um livro de medicina. É possível dar a volta em torno do corpo, em 3D, e ativar e desativar a exibição de camadas.

Outro projeto que deve ser lançado em breve é um app de alfabetização da Vila Sésamo que pede que a criança busque certas palavras em inglês ao seu redor. A Vuforia reconhece palavras escritas em inglês e consegue identificá-las pela câmera do celular.

Modelo de negócios

A Vuforia é oferecida de graça para desenvolvedores enquanto as imagens reconhecíveis estiverem armazenadas no aplicativo criado. Se o desenvolvedor precisar de muitas imagens (caso de lojas varejistas ou catálogos, por exemplo), o desenvolvedor pode optar pelo serviço pago e armazená-las na nuvem, em um servidor da Qualcomm.

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