Conselho Gestor do Funttel aprova política de gestão de riscos do fundo

Foto: Pixabay

O Conselho Gestor do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) publicou nesta sexta-feira, 9, a política de gestão de riscos do fundo setorial.

A operacionalização da gestão de riscos deverá seguir a Metodologia de Gestão de Riscos do Ministério das Comunicações (MCom) e deverá contemplar etapas como o entendimento do contexto do risco, no qual são identificados os objetivos relacionados ao processo organizacional e definidos os contextos externo e interno a serem levados em consideração ao gerenciar riscos; a identificação de riscos, em que são identificados possíveis riscos para objetivos associados aos processos organizacionais; e análise de riscos, na qual são identificadas as possíveis causas e consequências do risco.

Entre os objetivos da medida, estão o aumento da probabilidade de atingimento dos objetivos organizacionais do Funttel; atentar para a necessidade de se identificar e tratar riscos; facilitar a identificação de oportunidades e ameaças; melhorar a prestação de contas à sociedade; e melhorar a governança de gestão do fundo.

Notícias relacionadas

Pela resolução do Conselho do Funttel, a gestão de risco envolve um arcabouço que compreende princípios, objetivos, estrutura, competências e processos necessários para controlar a organização no que se refere a riscos e a oportunidades. As organizações que tiverem acesso aos recursos do Fundo deverão ter processos de gerenciamento de risco, que significa identificar, avaliar e administrar potenciais eventos ou situações e fornecer segurança razoável para o alcance dos objetivos propostos pela organização com os recursos do fundo.

O Conselho Gestor do Funttel terá a responsabilidade de dirigir, apoiar e monitorar a gestão de riscos, o gerenciamento de riscos e os controles internos de gestão, com apoio da Secretaria Executiva do Conselho. Esta, por sua vez, deverá elaborar e implementar o gerenciamento de risco do Funttel; revisar o gerenciamento de risco, sempre que necessário; e elaborar e apresentar ao Conselho Gestor, periodicamente, informes sobre gestão de riscos, gerenciamento de riscos e controles internos.

Apesar de ter sido publicada nesta sexta-feira, a política de gestão de risco do Funttel entra em vigor somente no dia 1º de janeiro de 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!