Publicidade
Início Newsletter Major Olímpio propõe comissão do Senado também para acompanhar implantação do 5G

Major Olímpio propõe comissão do Senado também para acompanhar implantação do 5G

O senador Major Olímpio (PSL-SP) apresentou nesta quarta-feira, 9, o Requerimento 2.883/2020 que solicita a criação de uma comissão temporária no âmbito do Senado Federal para acompanhar a implantação do 5G no Brasil. A proposta de Olímpio segue na mesma linha do Grupo de Trabalho recentemente criado na Câmara dos Deputados para a mesma finalidade. O requerimento de Olímpio deverá ser aprovado pelo plenário da casa.

Pelo requerimento, a comissão terá a tarefa de:

  • estudar o tema da implantação do 5G no Brasil;
  • examinar o tratamento jurídico diferenciado dispensado à questão;
  • promover audiências públicas com especialistas, autoridades e técnicos do Governo e demais representantes da sociedade civil sempre que necessário;
  • formular consultas e solicitar documentos às Comissões e Órgãos da Casa, como forma de subsidiar os trabalhos;
  • elaborar relatórios e proposições legislativas adequadas ao tema. As recomendações e estudos serão, ao final dos trabalhos, encaminhados aos Ministérios das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovação, além da Anatel.
Notícias relacionadas

Composição

A proposta do senador Major Olímpio diz que a comissão será composta por seis senadores titulares e seis senadores suplentes, além de contar com um representante da Anatel; um do MCom; um do MCTI; um do Ministério Público; dois representantes da sociedade civil com reconhecida expertise em tecnologia 5G e um representante de instituição acadêmica com atuação relacionada à matéria.

A ideia é que o colegiado funcione por pelo menos um ano. Os nomes dos integrantes ainda não foram escolhidos. As reuniões serão em Brasília, nas dependências do Senado Federal. Em razão da pandemia, a Comissão deverá priorizar meios e instrumentos tecnológicos à disposição do Senado Federal e de seus órgãos aptos a viabilizar seu funcionamento preferencialmente de maneira remota.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile