Major Olímpio propõe comissão do Senado também para acompanhar implantação do 5G

O senador Major Olímpio (PSL-SP) apresentou nesta quarta-feira, 9, o Requerimento 2.883/2020 que solicita a criação de uma comissão temporária no âmbito do Senado Federal para acompanhar a implantação do 5G no Brasil. A proposta de Olímpio segue na mesma linha do Grupo de Trabalho recentemente criado na Câmara dos Deputados para a mesma finalidade. O requerimento de Olímpio deverá ser aprovado pelo plenário da casa.

Pelo requerimento, a comissão terá a tarefa de:

  • estudar o tema da implantação do 5G no Brasil;
  • examinar o tratamento jurídico diferenciado dispensado à questão;
  • promover audiências públicas com especialistas, autoridades e técnicos do Governo e demais representantes da sociedade civil sempre que necessário;
  • formular consultas e solicitar documentos às Comissões e Órgãos da Casa, como forma de subsidiar os trabalhos;
  • elaborar relatórios e proposições legislativas adequadas ao tema. As recomendações e estudos serão, ao final dos trabalhos, encaminhados aos Ministérios das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovação, além da Anatel.
Notícias relacionadas

Composição

A proposta do senador Major Olímpio diz que a comissão será composta por seis senadores titulares e seis senadores suplentes, além de contar com um representante da Anatel; um do MCom; um do MCTI; um do Ministério Público; dois representantes da sociedade civil com reconhecida expertise em tecnologia 5G e um representante de instituição acadêmica com atuação relacionada à matéria.

A ideia é que o colegiado funcione por pelo menos um ano. Os nomes dos integrantes ainda não foram escolhidos. As reuniões serão em Brasília, nas dependências do Senado Federal. Em razão da pandemia, a Comissão deverá priorizar meios e instrumentos tecnológicos à disposição do Senado Federal e de seus órgãos aptos a viabilizar seu funcionamento preferencialmente de maneira remota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!