Algar Telecom coloca segunda usina solar em operação

Vista aerea de usina de energia solar da Algar Telecom. Foto: Divulgação

A Algar Telecom anunciou nesta quarta-feira, 9, a entrada em operação de sua segunda usina de energia solar. Batizada Capim Branco II, a estrutura é localizada em Uberlândia (MG).

Segundo comunicado, a operadora tem como parceiros no projeto a Pacto Energia e a Argon Energias (proprietárias de 75% e 15% do ativo, na ordem) e a Alsol Energias Renováveis (responsável pela operação e pela manutenção da usina). O investimento feito pelas proprietárias da Capim Branco II foi de cerca de R$ 23 milhões.

A fazenda solar tem 5,9 MWp de potência, ocupa uma área de 7,93 hectares e conta com 17,8 mil painéis fotovoltaicos; a geração prevista para a usina é de 9.415 MWh/ano. A capacidade de geração será direcionada para créditos de energia da Algar Telecom, trazendo ainda um ganho líquido de 5% nas contas com a distribuidora de Cemig, de acordo com a operadora.

Notícias relacionadas

Longo prazo

Com a entrada em operação, a Algar Telecom atenderá quase 90% da necessidade de energia de unidades de baixa tensão em Minas Gerais, totalizando mil unidades supridas quando somadas as 280 estações da Capim Branco I.

Além disso, a empresa também vai de 18% para 33% o uso de energia fotovoltaica, chegando a um total de 65% no uso de energias renováveis incentivadas. "A busca pela sustentabilidade, junto com fatores como o aumento das tarifas e a redução no preço da energia solar ao longo da última década, vem estimulando os investimentos na geração fotovoltaica", explicou o vice-presidente de operações, tecnologia e evolução digital da Algar, Luis Andrade Lima.

A empresa começou a trabalhar com matriz elétrica própria em 2011. Em 2013, ela passou a gerar energia solar fotovoltaica, com 28 painéis na região de Uberlândia (MG); já em 2018, inaugurou a usina Capim Branco I.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!