Claro prega isonomia no tratamento entre modalidades de vídeo

Em sua contribuição à Consulta Pública sobre Vídeo sob Demanda realizada pela Ancine, a Claro se coloca contra a introdução de regras relativas à restrição à propriedade cruzada entre empresas do mesmo setor. Para a Claro as discussões envolvendo o mercado de TV por assinatura no que se refere à propriedade cruzada revelam que esta medida "perdeu seu sentido, e que já é, inclusive, objeto de revisão via Projetos de Lei, atualmente, em andamento no Congresso Nacional".

Ainda assim, a operadora opina que, se vier a ser definido um marco regulatório para o VoD, "este deve ser harmônico com o que dispõe a Legislação em vigor destinada ao SeAC, tanto com relação aos seus dispositivos regulatórios, quanto tributários, de modo a preservar os direitos dos usuários e a sustentabilidade dos segmentos de mercados". É de interesse do país, aponta, que o SeAC, "que atende mais de 16 milhões de assinantes e corresponde a mais de 50% da economia gerada pelo segmento do audiovisual brasileiro", seja preservado e fortalecido. De acordo com a operadora, há um conjunto de obrigações definidas para os agentes econômicos que prestam o SeAC, e praticamente nenhuma para os agentes econômicos que prestam o serviço de VoD. "Seria saudável que um eventual marco regulatório para o VoD considerasse as obrigações relacionadas ao SeAC, bem como as contribuições que tais obrigações trouxeram para a Sociedade".

Tributação

Notícias relacionadas

A Claro prega o modelo de tributação da Condecine híbrido, com cobrança de uma taxa fixa por assinante ou transação ou a cobrança sobre catálogos, a depender da escolha do contribuinte. Um modelo único de Condecine, , alega, pode engessar e até impedir o desenvolvimento de novos modelos de negócio.

Conteúdo

Sobra as cotas de conteúdo brasileiro no VOD, a Claro diz não ser contrária ao modelo de desenvolvimento do audiovisual brasileiro. Mais especificamente, aponta o serviço de SVOD (subscription VOD), "tendo em vista o sucesso desta medida no mercado da TV por assinatura". No entanto, com relação ao TVOD, aponta que a imposição de cotas de conteúdo brasileiro não seria recomendável, em vista de seu "custo burocrático" e ainda de sua ineficácia, visto que é da lógica do negócio do TVOD a ampla oferta de todos os conteúdos disponíveis, uma vez que não há custo prévio de licenciamento.  "Nesse caso, a existência de cotas de conteúdo brasileiro teria o efeito inverso, limitando a oferta de conteúdos estrangeiros no catálogo para artificialmente alcançar os percentuais eventualmente estabelecidos".

O fortalecimento do conteúdo local, no entanto, não deve se dar através da restrição a quaisquer conteúdos, ainda que estrangeiros, aponta a Claro. Com relação às regras de proeminência de conteúdo brasileiro no VOD, a Claro, também, não se mostra contrária à adoção deste modelo, como forma de desenvolvimento do audiovisual brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!