Câmara aprova PL que destina Fust para conectar escolas e áreas rurais e cria conselho gestor

Foi votado nesta segunda-feira, 9, no plenário da Câmara, o substitutivo do PL 1.481/2007, de autoria do senador Aloizio Mercadante (PT-SP). O substitutivo apresentado pelo relator, deputado Vinicius Poit (Novo-SP), foi aprovado após um acordo com a oposição, que apresentou emendas no plenário. Dentre os pontos aprovados no substitutivo estão a obrigação do uso dos recursos do Fust para reduzir as desigualdades regionais, a obrigação de uso dos recursos do Fundo para prover conexão de banda larga em todos as escolas brasileiras e a criação de um Conselho Gestor do Fundo. Como sofreu alterações, o texto retornará para o Senado, casa originária do projeto.

Pelo texto aprovado, fica liberado ouso do Fust para a melhoria da qualidade de redes e dos serviços de

Notícias relacionadas
telecomunicação que objetivam reduzir as desigualdades regionais. Os recursosdo Fundo poderão ser usados para cobrir na totalidade ou parcialmente, nas regiõesurbanas de baixo IDH e sem viabilidade econômica, os investimentos e custos de programas,projetos, planos, e atividades, iniciativas e ações para serviços detelecomunicações e políticas para inovação tecnológica de serviços no meiorural.

Pelo texto aprovado, o recurso do Fundo terá como agentes financeiros o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), as Caixas Econômicas, os bancos de desenvolvimento e as agências de fomento, que prestarão contas da execução orçamentária e financeira do fundo ao Conselho Gestor.

Por sua vez, o Conselho Gestor, que será vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, será composto por dois representantes da pasta, a quem caberá presidi-lo. Além disso, contará com um representante da Anatel; dois representantes das prestadoras de serviços de telecomunicações, dos quais um representando as prestadoras de pequeno porte; um representante do Ministério da Economia; um representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; um representante do Ministério da Educação; e dois representantes da sociedade civil.

Caberá ao Conselho Gestor a administração dos recursos do Fundo; a formulação das políticas, diretrizes gerais e prioridades que orientarão as aplicações do fundo; a definição dos programas, projetos e atividades financiados com os recursos do Fust; a elaboração anual do relatório de gestão, avaliando os resultados obtidos pelos programas, projetos e atividades financiados com esses recursos; e a submissão anual ao MCTIC da proposta orçamentária do Fust para inclusão no projeto de lei orçamentária anual. Essa proposta levará em consideração o atendimento do interesse público, a redução das desigualdades regionais, a progressiva expansão das redes de telecomunicações a todo o território nacional e a melhoria da qualidade dos serviços de telecomunicações.

Uma obrigação colocada no texto aprovado, após um longo acordo, é o uso dos recursos do Fundo para dotar todas as escolas públicas brasileiras, em especial as situadas fora da zona urbana, de acesso à banda larga até 2024. A proposta de fim do Fundo em dez anos, que estava prevista no texto original de Vinicius Poit, foi retirada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!