Publicidade
Início Newsletter TIM vai disputar o leilão das sobras e defende compartilhamento de rede

TIM vai disputar o leilão das sobras e defende compartilhamento de rede

A TIM tem planos de entrar no leilão de sobras de frequência, que acontecem na próxima semana. Segundo Rodrigo Abreu, presidente da empresa, a Banda P em 2,5 GHz é interessante para complementar a cobertura em várias cidades. “Estamos fazendo os estudos para a nossa situação específica, mas o modelo granularizado do leilão oferece oportunidades interessantes”. A operadora, assim como as demais grandes, não poderá disputar a principal faixa em proposta, em São Paulo, mas pretende entrar em algumas outras cidades. “Nossa estratégia passa pela complementação das faixas que já temos e das necessidades locais”.ário,

Compartilhamento de rede

Rodrigo Abreu também ressaltou a importância do  trabalho conjunto das operadoras de telecomunicações no sentido de compartilhar infraestrutura. Conforme adiantou este noticiário, Oi, TIM e Vivo já deram entrada na Anatel em um pedido de compartilhamento (RAN-Sharing) para a rede 4G em cidades pequenas. Segundo Abreu, esta é uma forma de otimizar os investimentos.

Notícias relacionadas

Abreu defende que as operadoras comecem a pensar um parcerias mais amplas, que podem ir desde o compartilhamento das mesmas frequências (hoje cada uma precisa operar em um espectro específico, ainda que a infraestrutura seja a mesma) até, no futuro, o compartilhamento de uma única infraestrutura de voz (2G). “Essa é uma rede que está perdendo espaço e faz todo o sentido que as operadoras operem em conjunto em uma mesma estrutura de 2G, para terem mais liberdade de uso das frequências para a banda larga móvel”, diz Abreu. Ele reconhece que para algumas dessas otimizações no uso do espectro é necessário ajustes regulatórios, especialmente em relação aos caps (limites) de frequência.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile