Sinal analógico da TV em Rio Verde será desligado sem atingir a meta, afirma ministro

Espectro eletromagnético, radiofrequência, frequência

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, admitiu, nesta quarta-feira, 9, desligar o sinal analógico de Rio Verde sem alcançar a meta de 93% dos domicílios aptos a receber as transmissões da TV digital. Segundo ele, a data do switch-off excepcional da cidade-piloto ainda não está marcada, mas deve ser anunciada na próxima terça-feira, 15, quando visita o município goiano, para participar do início dos testes do 4G na faixa de 700 MHz, que serão feitos pela Claro.

Como antecipou este noticiário, a última pesquisa em Rio Verde, o percentual de domicílios aptos ao desligamento (ou seja, com condições de receber o sinal digital) é de 77% a 80%, dependendo do critério de contabilização. No melhor cenário, contando todas as TVs de telas finas, ainda assim se está a 13 pontos percentuais da meta. Porém, incluindo os lares com TV por assinatura e com parabólica – como defendem as teles – esse percentual alcança 91%.

O ministro disse que o crescimento na última semana de digitalização em Rio Verde foi expressivo, de 10 pontos percentuais. Ele acha que essa evolução tem servido de grande aprendizagem. "Ao mesmo tempo, a gente tem procurado outros caminhos que possibilitem o desligamento, inclusive flexibilizar alguns pontos", disse. Figueiredo citou como exemplo a sinalização dos radiodifusores em incluir para atendimento das metas a TV a cabo digital,

Notícias relacionadas

Para o ministro, apesar do aprendizado que Rio Verde está proporcionando, Brasília, a próxima cidade a ser desligada é que será o verdadeiro teste. Figueiredo confirma o adiamento do switch-off da capital federal de abril do ano que vem para depois dos Jogos Olímpicos. Ele disse, porém, que esta postergação não trará prejuízos para as teles, que receberão a faixa limpa já em abril de 2017. Ou seja, o prazo de um ano previsto no edital será encurtado.

"Tudo será feito por meio de um grande pacto", disse o ministro. Ele espera que a reunião do Gired (grupo de implementação da digitalização) desta quarta-feira, 9, traga propostas para continuar avançando.

Sobre a insatisfação das teles com a demora do processo, Figueiredo minimizou, afirmando que elas estão reagindo bem aos atrasos e até já vão testar o uso da faixa para 4G em Rio Verde, mesmo com sinal analógico ainda ligado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!