Plenário do TCU referenda cautelar contra TAC da Oi

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, nesta quarta-feira, 9, por unanimidade, a medida cautelar deferida pelo ministro Bruno Dantas, estabelecendo que a suspensão de assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Anatel e a Oi até que seja feita uma análise do tribunal. Na argumentação, o ministro listou nove indícios de irregularidades no processo, que ainda não foi votado pelo Conselho Diretor da agência, que podem levar, supostamente, a risco de dano ao erário e ao consumidor. A proposta prevê a compensação de débitos da concessionária da ordem de R$ 1,2 bilhão.

Entre os indícios de irregularidades, ele citou a possibilidade de mudanças, após a assinatura do TAC, das metas e do modelo previstos nos termos assinados e a violação do interesse público na celebração do acordo. Além disso, considerou a interpretação indevida de dispositivos do regulamento aprovado pela Resolução Anatel 629/2013 e dos princípios que regem esses termos e a ausência de informações requeridas no artigo 17 do regulamento de TAC, que requer a discriminação de todas as obrigações e ações necessárias para corrigir e evitar infrações de igual natureza àquela praticada pela empresa, bem como para a reparação dos usuários atingidos, se for o caso.

O ministro ressalta ainda na cautelar que a aceitação pela Anatel de proposta da Oi que implica descumprimento do prazo máximo de duração do TAC, de quatro anos, já que a concessionária propõe 10 anos. Além disso, sugere que a Anatel aceitou propostas da concessionária depois do prazo de negociação previsto no regulamento. Também suspeita da ausência de ponderações na metodologia de cálculo das multas por descumprimento do TAC e ausência de cálculo de valor equivalente das obrigações da prestadora e da Inclusão, na minuta de TAC, de metas e obrigações que já estão sendo cumpridas, que não são exigíveis ou cujo cumprimento a Anatel não consegue aferir.

Notícias relacionadas

Bruno Dantas afirma que a medida cautelar foi proposta pela área técnica do TCU, que teve acesso à minuta do TAC da Oi em função de auditoria que realiza na agência. O ministro não impede, na cautelar, que a proposta avence no Conselho Diretor da agência, reconhecendo que a deliberação teve como base uma minuta de proposta. Reconheceu também que a representação dos técnicos foi baseada principalmente no parecer da procuradoria especializada da agência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!