Anatel trabalha em aplicativo para usuários enviarem queixas ao SMP

Como parte da estratégia para trabalhar a aferição de qualidade dos serviços móveis, a Anatel está trabalhando em um novo sistema via aplicativo pelo qual o usuário poderá interagir com a agência para comunicar queixas no serviço móvel pessoal (SMP), passando dados com base em localização via GPS. Segundo afirmou o presidente da Anatel, João Rezende, técnicos estão trabalhando para ter a plataforma pronta em quatro ou cinco meses. "Vamos lançar outro aplicativo que permite ao usuário mandar a deficiência do serviço prestado. Como temos mapeamento de rede, vamos saber se a ERB (estação radiobase) está congestionada ou não", declarou ele durante discurso no seminário ABDTIC 2014 nesta terça-feira, 9.

Segundo o conselheiro Rodrigo Zerbone, no entanto, a ideia é atualizar o aplicativo existente, o Anatel Serviço Móvel (disponível para Android e iOS), que já traz o monitoramento de rede, com número de ERBs por localização, discriminação de tecnologia (2G, 3G ou 4G) e indicadores de qualidade (porcentagem de acesso e queda em ranking por dados e por voz). "A ideia é fazer tudo no mesmo app", confirma.

Notícias relacionadas

Com isso, a agência enriqueceria as informações para o usuário consultar. "O Centro de Acompanhamento (de Infraestrutura Críticas e Desempenho de Redes, em Brasília) também é um insumo para a gente conseguir dados no app futuramente. Vamos dar mais informação para que o consumidor possa fazer uma escolha consciente mais baseada na qualidade do serviço, não só no preço", declara. "As pessoas não usam o serviço no Brasil inteiro, é na sua casa, no seu bairro. Por isso, é importante o consumidor avaliar na sua localidade", pontua Zerbone.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!