Abert lança campanha para estimular compra de celular com rádio integrado

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) lançou nesta terça, 9, uma campanha com o objetivo de estimular a compra de celulares com recepção de sinal FM. Batizada de "smart é ter rádio de graça no celular", a campanha será veiculada nas rádios de todo o Brasil e também estão previstos banners nos sites das emissoras.

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O presidente da associação, Daniel Slaviero, ressalta que a recepção do sinal de rádio é mais vantajosa para o consumidor que ouvir o rádio pela página web da emissora, já que não há consumo do plano de dados, o sinal não está sujeito a quedas ou interrupções e é gratuito. "Nós entendemos que para a população de baixa renda, é um ativo muito importante", afirma ele.

Conforme havia antecipado este noticiário, a Abert realizou uma pesquisa segundo a qual 88% de um universo de 206 modelos de aparelhos pesquisados têm o receptor de FM embutido. Esse percentual chega a 99% entre os celulares que custam de R$ 300 a R$ 700. Já entre os aparelhos que custam entre R$ 700 e R$ 1 mil, 81% vêm com o chip de rádio e 62% têm a funcionalidade entre os que custam mais de R$ 1 mil. "Existe pressão das telefônicas para que esses aparelhos não venham com recepção gratuita porque assim eles não consomem plano de dados", afirma o presidente da Abert.

Segundo Slaviero, apesar de ter havido uma queda no número de domicílios que têm aparelho de rádio (de 89% em 2009 para 75% em 2013, segundo a PNAD), a audiência não diminuiu, tampouco a receita publicitária. Isso ocorre porque o que mudou foi a forma como as pessoas ouvem rádio, com grande destaque para os rádios de carro e os celulares.

Aliás, no que se refere ao segmento rádio, a prioridade da Abert é fazer com que os rádios para veículos venham preparados para sintonizar a faixa FM estendida, já que muitas emissoras AM irão ocupar essa faixa. A ideia, explica Slaviero, que já está sendo negociada com o Ministério das Comunicações e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), é que no Processo Produtivo Básico (PPB) desses equipamentos haja essa exigência. A estimativa da Abert é que num prazo de 5 a 8 anos, todos os rádios fabricados no País venham preparados para captar a faixa FM estendida.

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