Nova estrutura da Anatel e regras de fiscalização e sanções saem em março de 2012

O mercado deve esperar para março de 2012 um pacote de regulamentos que mudarão significativamente a forma com que a agência trabalha. O cronograma de trabalho interno prevê essa data como limite para a publicação dos regulamentos de fiscalização, sanções e também a nova estruturação da agência. Segundo o conselheiro Rodrigo Zerbone, que relata os regulamentos de fiscalização e sanções, a importância de fazer as mudanças nos processos internos da agência conjuntamente com a mudança na estrutura das superintendências e nos ritos do conselho é garantir uma alteração perene, que não precise ser refeita futuramente. A reestruturação da Anatel está sendo relatada no gabinete de Marcelo Bechara.

Notícias relacionadas
A proposta do regulamento de sanções, explica Zerbone, está mais adiantada e não deve ter alterações conceituais em relação à consulta pública. O que ainda está sendo trabalhado é o escopo dos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) que poderão ser celebrados. "É uma coisa que está muito aberta e que vamos deixar mais detalhada. Em que condições os TACs se aplicam? Quais os acordos possíveis? Estamos estudando modelos de outras agências e do Cade para encontrar as melhores alternativas", diz Zerbone.

Para ele, o grande desafio é o regulamento de fiscalização, que mexe com práticas mais consolidadas dentro da agência e envolve uma grande quantidade de procedimentos internos que terão que ser alterados. "Precisaremos ajustar esses procedimentos, orientar as equipes de fiscalização a como proceder em relação aos diferentes casos", diz. Mas o mais importante, segundo Zerbone, é trabalhar os autos de infração com inteligência antes de abrir os processos administrativos. Segundo o conselheiro, a fiscalização detecta irregularidades e imediatamente abre um Pado. Para ele, se for agregada inteligência na coordenação dessa fiscalização, a Anatel poderá detectar falhas sistêmicas maiores e concentrar os Pados para corrigir esses problemas. "Muitas vezes, uma irregularidade detectada pela fiscalização em um Estado pode ser parte de um problema maior, que acontece em todo o Brasil", diz. O problema é que hoje os procedimentos de fiscalização e, sobretudo, a coordenação da Anatel sobre suas regionais, não permitem uma análise mais criteriosa dos problemas, explica o conselheiro.

Outro problema é que a condução dos Pados está hoje fragmentada nas superintendências de serviços, enquanto a fiscalização tem uma estrutura à parte. Com a nova estruturação da Anatel, nem todas as superintendências terão função de acompanhar os processos administrativos, como acontece hoje. "Por isso, o que vier já estará alinhado com a proposta de nova estrutura". Para Zerbone, é provável que haja a necessidade de uma nova consulta pública no caso do regulamento de fiscalização, mas no caso do regulamento de sanções, talvez isso não seja necessário.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!