Preço do tráfego de dados dificulta entrada da AdMob no País

A norte-americana AdMob, uma das mais conhecidas empresas que atuam no mercado de mobile advertisement, pôs um pé na América Latina. A companhia lançou recentemente uma versão de seu site em espanhol e tem como focos principais os mercados do México e da Argentina. O Brasil, contudo, vai ficar para depois, por causa dos altos preços cobrados pelas operadoras no tráfego de dados, o que dificulta o desenvolvimento dos sites chamados de "off deck", aqueles que não estão nos portais WAP das teles. "Temos interesse em fazer uma versão em português do site. Mas parece que o mercado brasileiro ainda não está preparado para o nosso modelo de negócios, por causa do alto custo do tráfego de dados", explicou o vice-presidente de alianças globais da AdMob, Russell Buckley.
A solução de mobile advertisement da AdMob é uma plataforma on-line na internet que serve como uma espécie de ponte entre os donos de sites WAP e os anunciantes. Os donos dos sites, ou "publishers", se cadastram na plataforma da AdMob, informando detalhes sobre o conteúdo que oferecem. Em seguida, são convidados a incluir em seus sites WAP um espaço para publicidade. Quem gere esse espaço, contudo, é a AdMob. A empresa atrai anunciantes e dá a eles a oportunidade de anunciar nos milhares de sites WAP cadastrados em sua plataforma. O anunciante pode segmentar por país, tipo de aparelho, operadora, tipo de site WAP, dentre vários outros critérios. O pagamento é por clique e o preço varia de mercado a mercado. Nos EUA, cada clique vale US$ 0,14, por exemplo. Se o clique for feito por um usuário no Brasil, o custo é bem menor: US$ 0,05. Os publishers ficam com 60% da renda arrecadada pela AdMob com os anunciantes. O click-through-rate na rede da AdMob atualmente gira em torno de 0,5%, informou Buckley. A grande maioria dos sites WAP cadastrados na plataforma são "off deck".
Números

Notícias relacionadas
Ao longo dos últimos 12 meses, cerca de mil anunciantes fizeram uso da plataforma da AdMob. "Por mês, são aproximadamente 400 anunciantes diferentes", revela o executivo.
A AdMob divulga periodicamente números sobre sua atuação. Um dos principais indicadores é a quantidade de "requisições de anúncios". Esse é o termo usado pela AdMob em referência a toda vez em que uma página WAP solicita à sua plataforma o envio de um anúncio para ser visualizado durante o page view de um consumidor. A plataforma cruza cada requisição de uma página WAP com os pedidos dos anunciantes. Nem toda requisição se transforma em um anúncio publicado. Segundo o relatório mais recente, referente a outubro, houve naquele mês 5,7 bilhões de requisições, das quais 5 bilhões foram atendidas. O principal mercado da AdMob são os EUA, que registraram 2,15 bilhões de anúncios requisitados em outubro. Em seguida vêm Indonésia, Índia, Inglaterra e Filipinas, nesta ordem.
América Latina
A América Latina e o Caribe registraram em outubro 94,3 milhões de requisições, o que representou menos de 2% do total. O campeão foi Porto Rico, com 15,7 milhões, seguido de México, Jamaica e Argentina. O Brasil registrou apenas 4,5 milhões, ficando em décimo lugar na região, atrás de países como Costa Rica, Guiana e Guatemala. É importante lembrar, contudo, que esses números se referem ao acesso de sites WAP registrados na plataforma da AdMob, que, em sua imensa maioria, são produzidos e divulgados no exterior, não no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!