Net realiza teste com tecnologia DOCSIS 3.0 em São Paulo

A Net Serviços lançou na cidade de São Paulo o piloto da operação de banda larga com a tecnologia DOCSIS 3.0 (chamado pela empresa de Net Vírtua 5G), que permite velocidades de até 360 Mbps, segundo José Felix, presidente da operadora. A exemplo do Rio de Janeiro, em São Paulo o teste incluirá, em toda a área de cobertura da rede, o serviço com velocidade de 20 Mbps, e para alguns bairros selecionados (Itaim, Jardins, Morumbi e Pinheiros) a velocidade de 60 Mbps. Esta opção de maior velocidade será ofertada em outras regiões à medida que houver demanda. A novidade é que o piloto é, na prática, uma oferta comercial, porque está disponível aos assinantes do pacote Net Combo HD Max. Trata-se do pacote mais caro da operadora: custa R$ 399,90 e inclui ponto principal com set-top HD e quase todos os canais disponíveis, dois pontos extras, banda larga de 12 Mbps e duas linhas de telefone. Os assinantes desse produto poderão solicitar a migração para a opção de 20 Mbps ou para 60 Mbps, quando disponível. Atualmente a Net Serviços têm cerca de 30 mil clientes no Combo HD Max no Brasil, sendo 23 mil apenas na capital paulista.
Segundo José Felix, a estratégia da Net com o piloto é entender o uso que os assinantes farão com tamanha oferta de velocidade. "Não fazemos a menor idéia de para que o usuário precisa de tanta velocidade. Nem nós nem ninguém. Mas queremos justamente aprender esse comportamento".
O primeiro piloto desta tecnologia começou no Rio de Janeiro, especificamente no bairro do Leblon. A exemplo do que acontece na capital fluminense, os clientes que aderirem ao piloto terão acesso a um site exclusivo com conteúdos de TV paga em alta definição e sob demanda. O piloto é realizado em parceria com a Motorola. Segundo Jorge Duron, vice-presidente de connected home solutions da empresa, vários operadores norte-americanos estão começando os testes com DOCSIS 3.0 e as primeiras implantações comerciais estarão disponíveis ao longo de 2009, como já acontece no Japão e na Coréia do Sul. A Net pretende manter o piloto até meados de 2009, quando a tendência é que ele se torne, também, uma opção comercial.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!