A Oi Soluções, braço de serviços corporativos da operadora, e o governo de São Paulo lançaram nesta terça-feira, 9, projeto piloto para soluções digitais no Palácio dos Bandeirantes, onde fica a administração do estado. A iniciativa foi batizada de Palácio Digital e inclui disponibilização de aplicações de Internet das Coisas para "aumentar a eficiência no uso de itens como energia e água, além de uma plataforma para suporte na área de segurança".
De acordo com a empresa, será feito com as soluções de IoT o monitoramento para o consumo de água, controle de temperatura e iluminação no edifício-sede, além do acompanhamento do fluxo de pessoas nos ambientes. Também será implantado uma plataforma de videomonitoramento para reconhecimento facial e de placas de veículos para o acesso ao prédio.
Em comunicado, a VP da Oi Soluções, Adriana Viali, destacou a importância da transformação digital também para o poder público. "Com o projeto, viabilizamos eficiência operacional e redução de custos, aproximando o Palácio dos Bandeirantes das melhores diretrizes de sustentabilidade, uma agenda cada vez mais importante para as organizações", disse.
O projeto foi "oficializado" na semana passada em reunião do governador paulista João Dória e com o presidente da Oi, Rodrigo Abreu, além da presença de Viali.