A cerimônia de assinatura dos termos de autorização do espectro 5G pode ser realizada no dia 14 de dezembro. O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, já teriam uma data pré-agendada para a ocasião.
A informação foi compartilhada pelo presidente da Comissão Especial de Licitação da Anatel, Abraão Balbino, durante entrevista coletiva nesta terça-feira, 9. Na semana passada, a agência havia reportado expectativa de realizar a assinatura um dia antes, em 13 de dezembro.
Mesmo com a mudança de 24 horas, a Anatel segue com pressa e espera realizar a adjudicação do espectro leiloado já nesta quarta-feira, 10, após encerrar a etapa de escolha dos compromissos adicionais. Balbino também entende que as vencedoras do certame terão tempo para obter garantias financeiras para execução das obrigações até a data da assinatura dos termos.
É apenas a partir desta formalização que começam a ser contados os prazos de implantação do 5G no País, bem como para a criação das entidades responsáveis pela implementação de parte das metas, como a limpeza do 3,5 GHz. Nas capitais, o serviço de quinta geração precisar estar ativo até julho de 2022.