Publicidade
Início Newsletter Venda da Oi Móvel pode mudar configuração de blocos no leilão, confirma...

Venda da Oi Móvel pode mudar configuração de blocos no leilão, confirma Campelo

Conselheiro Emmanoel Campelo. Foto: Bruno do Amaral

A modelagem do leilão de 5G, que deverá acontecer em meados de 2021, poderá mudar de acordo com a venda da Oi Móvel. O conselheiro e vice-presidente da Anatel, Emmanoel Campelo, confirmou em live do portal Tele.Síntese nesta segunda-feira, 9, que a disposição dos blocos de 3,5 GHz poderá ser afetada com menos um player.

Campelo apontou que uma das grandes preocupações da agência sobre a venda da Oi é se a operadora vai ou não disputar o leilão. “Ela saindo, poderíamos colocar três blocos de 100 MHz. Mas levando em conta o cenário que temos hoje, temos quatro grandes competidores”, apontou o conselheiro. E complementou: “se algo mudar até a discussão da Oi Móvel sendo vendida, aí fica mais fácil organizar os blocos do edital”.

O Juízo da 7ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Fernando Viana, marcou para o próximo dia 14 de dezembro a realização do processo de concorrência da venda dos ativos da Oi Móvel. O conselheiro da Anatel disse que, enquanto órgão regulador, a agência deve aguardar essa venda para qualquer mexida mais estrutural do edital do 5G.

Notícias relacionadas

“Somente depois [da venda da Oi Móvel] é que podemos discutir um cenário mais concreto do leilão. Se por exemplo, tivermos que fazer um leilão com três grandes competidores, o edital terá um desenho diferente”, disse. Outro representante da Anatel, o agora conselheiro substituto Abraão Balbino, já havia dito em outubro que a venda poderia causar impacto. Há de se lembrar ainda que a Oi teria prioridade na faixa de 700 MHz, algo que Campelo já disse que deveria ser revisto.

Antes do leilão

VP de Assuntos Regulatórios da Vivo, Camila Tápias acredita que a aprovação da operação da Oi pela Anatel ou pelo Cade não acontecerá até a realização do leilão do 5G. O ideal, ressalta a executiva, seria que fosse antes. “Isso poderia dar uma chance de novo modelo para o leilão. A gente sabe que a Oi pretende sair do mercado móvel”, disse Camilla. Ela falou ainda que a saída da Oi não representa redução de competitividade. “Na maioria dos países vemos três competidores. Aqui no Brasil é que são quatro”, disse. (Colaborou Bruno do Amaral)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile