Impacto de deterioração leva Telecom Italia a prejuízo

A Telecom Italia sofreu uma deterioração de cerca de 2 bilhões de euros na operação doméstica por conta de "teste de impairment", regra que exige que a companhia avalie periodicamente os ativos que geram resultados antes de contabilizá-los no balanço. O valor foi devido ao "contexto regulatório e competitivo e ao aumento das taxas de juros". Com esse impacto, o lucro líquido de 1,2 bilhão de euros na operação de janeiro a setembro se tornou em prejuízo de 0,8 bilhão de euros. A empresa afirma que isso não muda as prioridades estratégicas definidas para o plano do triênio e não considera as revisões que serão levadas à aprovação do conselho para promover a melhora do desempenho operacional e financeiro da companhia.

O problema é que o impacto poderia levar efeitos à relação já conturbada entre os acionistas Vivendi e a Elliot Management. A especulação da imprensa internacional é que o resultado fomentaria o afastamento de Amos Genish do cargo de CEO, algo que já vem sido objeto de rumores desde a entrada do fundo de investimentos como sócia.

O executivo comentou a questão durante a teleconferência de resultados nesta sexta-feira, 9, afirmando que é um assunto "sempre delicado". Porém, garante que a governança corporativa não deverá ser afetada. "A gestão está focada apenas na garantia dos negócios e no melhor resultado financeiro, ignorando ao máximo o barulho", declarou. Tentando também evitar se posicionar na briga de acionistas, Genish apenas reiterou que a continuidade da operação deve ser prioridade. "Só posso esperar que todos os membros do conselho e acionistas possam apoiar [a diretoria] para progredir os negócios", completou.

Notícias relacionadas

Dados financeiros

A receita do grupo Telecom Italia no acumulado de nove meses caiu 3,1% e totalizou 14,217 bilhões de euros. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBTIDA) foi de 6,030 bilhões de euros, uma queda de 2,9% no comparativo anual. A margem EBTIDA nos nove meses foi de 42,4%, aumento de 0,1 ponto percentual.

A companhia investiu 2,460 bilhões de euros no acumulado do ano, uma redução de 1,3 bilhão de euros comparado com igual período de 2017. O Capex para o Brasil no período foi 23,3% do total, ou 573 milhões de euros, contra 704 milhões de euros no ano anterior.

5G

Amos Genish destacou também o potencial da operação de 5G na Itália, após obter 80 MHz em 3,7 GHz e 200 MHz na faixa de 26 GHz (além de 10 MHz em 700 MHz) no leilão do regulador Autorità Garante della Concorrenza e del Mercato (AGCOM). O objetivo da companhia é de oferecer o acesso fixo na rede móvel (FWA) de forma complementar à oferta de FTTx em serviço atualmente. "Dada a geografia italiana, a tecnologia se encaixa para aumentar a penetração. E o espectro de 5G em 3.700 MHz é ideal para esse tipo de aplicação", declarou.

A operadora trabalha para o lançamento de "algumas cidades chave" até a metade de 2019, dependendo da disponibilização de terminais para o consumidor e de contratos com fornecedores entre junho e julho do próximo ano. "O lançamento nas maiores cidades da Itália será mais em 2020, quando houver mais disponibilidade e mais handsets", concluiu. Mencionou ainda que a implantação da nova rede de quinta geração será  uma "oportunidade fantástica" para a subsidiária de infraestrutura de torres Inwit.

O total de investimentos da Telecom Italia em 5G foi de 2,399 bilhões de euros, dos quais 1,686 bilhão foram na faixa de 3,7 GHz; 680,2 milhões de euros em 700 MHz e 33 milhões de euros no espectro de 26 GHz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!