Grupo Silvio Santos aporta R$ 2,5 bi no Banco Panamericano

Em fato relevante divulgado nesta terça, 9, o Banco Panamericano informa que o Grupo Silvio Santos, principal acionista controlador da instituição financeira e controlador do SBT, decidiu fazer um aporte no valor de R$ 2,5 bilhões, obtidos mediante operação financeira contratada com o FGC – Fundo Garantidor de Créditos, integralmente garantida por bens do patrimônio empresarial do Grupo. O objetivo é "restabelecer o pleno equilíbrio patrimonial e ampliar a liquidez operacional da instituição, de modo a preservar o atual nível de capitalização, em virtude de terem sido constatadas inconsistências contábeis que não permitem que as demonstrações financeiras reflitam a real situação patrimonial da entidade". O comunicado ao mercado diz ainda que será constituído um novo Conselho de Administração e que uma nova diretoria executiva foi eleita.
Emissora em risco
Com este aporte do Grupo no banco, a situação do SBT fica complicada. O Banco Panamericano é, vale lembrar, um de seus principais anunciantes. Além disso, um dirigente do SBT diz que é muito difícil para emissora acompanhar o nível de investimento necessário fazendo frente aos seus principais concorrentes, a Globo e a Record. Com o endividamento do grupo, a situação deve se complicar ainda mais.

Notícias relacionadas
Com a instabilidade financeira, é natural que comecem a surgir especulações sobre eventuais compradores para o SBT, caso Silvio Santos resolva se desfazer do negócio de TV. No setor de mídia, a principal aposta é que o grupo Ongoing, do empresário português Nuno Vasconcellos, controlador dos jornais O Dia e Brasil Econômico e acionista minoritário da Portugal Telecom (sócia da Oi), ainda esteja em busca de investimentos na área de TV e possa se colocar como possível comprador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!