Huawei começa a falar em 5G Advanced também no Brasil

James Wang, VP da Huawei no Brasil, durante a Futurecom 2024

Em participação na Futurecom 2024, James Wang, VP da Huawei no Brasil, defendeu o sucesso do 5G no país e a necessidade de preparação das empresas para o 5G Advanced, ou a evolução do 5G, que acontece já a partir do release 18 do 3GPP, cuja padronização está definida.

Em sua fala durante a Futurecom 2024, que acontece esta semana em São Paulo, o VP da Huawei do Brasil apontou o rápido crescimento das redes 5G no mundo e no país. Segundo dados da empresa, são mais de 320 operadores 5G no mundo e 1,8 bilhão de usuários da tecnologia. Apenas no BRasil, já há 30 milhões de usuários de 5G, segundo dados da Anatel citados pela Huawei. As velocidades, diz ele, seguem o mesmo ritmo de crescimento. Com velocidades médias na casa dos 500 Mbps (segundo a Huawei) e latências médias inferiores a 12 ms, as redes 5G forçam o crescimento do tráfego, e no Brasil esta tecnologia já responde por 20% do tráfego, mesmo tendo pouco mais de 10% dos acessos apenas.

James Wang também  apontou o crescimento de redes privativas (33 mil no mundo), abarcando 74 setores econômicos e 76% das indústrias.

Notícias relacionadas

Para o 5G Advanced, diz o VP da Huawei no Brasil, os impulsionadores do mercado serão outros: Inteligência Artificial e massivo processamento em núvel serão os principais demandadores de tráfego.

Segundo ele, o mundo terá de 3 bilhões a 5 bilhões de terminais IA em 2030, e de 1 bilhão a 3 bilhões de robôs, bem como mais de 10 bilhões de dispositivos capazes de acessar assistentes digitais. " O crescimento até aqui foi impressionante, mas será muito maior com IA e IoT. "Precisamos preparar as redes para IA", diz ele, lembrando também que a IA preparará as redes do futuro, com foco em menor consumo energético, compartilhamento  etc. "Os próximos 3 anos definirão a nossa Era", concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!