A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou nesta quarta-feira, 9, a notificação às operadoras de telecomunicações para que permitam o acesso à plataforma X (antigo Twitter). Agora, caberá a cada operadora providenciar as medidas técnicas para que isso aconteça.
Há uma expectativa de que nas próximas horas, as grandes operadoras já estarão permitindo o acesso à plataforma. O Brasil possui aproximadamente 20 mil provedores de Internet, entre operadoras móveis e fixas. Acredita-se que em até 48 horas todas estarão com seus acessos liberados, já que o tempo para a execução do desbloqueio dependerá das medidas empregadas por cada prestadora, conforme suas especificidades.
Na última terça-feira, 8, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o retorno das atividades da rede social X no Brasil e determinou que a Anatel adotasse as providências para a retomada do serviço da plataforma.
Moraes verificou que a rede social cumpriu todas as condicionantes exigidas pelo poder judiciário para retomar suas atividades no País.
A suspensão temporária do acesso ao X havia sido determinada pelo próprio STF diante da recusa da plataforma em obedecer a decisões judiciais, desde o dia 30 de agosto. Em parecer, a Procuradoria-Geral da República (PGR) não verificou motivo que impeça o retorno das atividades da empresa.