TIM e TIP iniciam testes em ambiente de OpenRAN no Inatel

A TIM anunciou nesta sexta-feira, 9, o início do trabalho conjunto com o Telecom Infra Project (TIP) e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) para testes de fornecedores de redes de acesso abertas e desagregadas (OpenRAN).

Parte do programa Open Field e localizado no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí (MG), o ambiente de campo deve reunir fabricantes de software, hardware, operadoras, academia e membros dos grupos de trabalho do TIP (consórcio liderado pelo Facebook para promoção de novas soluções em redes de telecom). A ideia é verificar o desempenho do OpenRAN "em condições mais semelhantes à de uma rede comercial".

"Com o programa Open Field, acreditamos que podemos ter melhor visibilidade sobre o que o ecossistema aberto pode oferecer. Queremos que ele amadureça, incentivando a concorrência e estabelecendo ambientes e iniciativas de desenvolvimento", afirmou o CTO da TIM, Leonardo Capdeville, em comunicado emitido pela operadora.

Notícias relacionadas

Nova maneira

O executivo também destacou o potencial visto pela indústria de telecom no OpenRAN. "Temos uma nova maneira de lidar com a tecnologia, desacoplando hardware e software e permitindo a integração de diferentes fabricantes em uma rede aberta". O novo modelo de redes está no radar de concorrentes e no meio do debate geopolítico sobre fornecedores de telecom. Há uma semana, o próprio presidente da TIM Brasil, Pietro Labriola, defendeu que o País crie uma estratégia para de tornar referência em OpenRAN.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!