A Telefônica/Vivo anunciou nesta quinta-feira, 9, a assinatura de contrato para a gestão de serviços de telecomunicações e TI no Aeroporto Internacional de Viracopos. A parceria com a administradora Aeroporto Brasil Viracopos S.A. terá duração de cinco anos e inclui a presença permanente de equipe de técnicos para atender à administração e às lojas instaladas no local.
Na primeira fase do projeto, a Vivo vai assumir a gestão de serviços de voz, além de fornecer soluções de dados e TI. Dessa forma, o aeroporto passará a contar com pacote de soluções de voz com gestão de gastos por ramal, o Vox Fácil. A ideia é também incluir a gestão da infraestrutura de dados do aeroporto e dos lojistas, modelo de negócios que a operadora já emprega em cerca de 90 shoppings e 950 prédios comerciais no País.
Ainda de acordo com a Telefônica/Vivo, o modelo prevê o outsourcing completo da infraestrutura de telecomunicações e possibilidade de atendimento de todas as necessidades de voz, dados, TV, telefonia móvel, além de serviços de cloud, Wi-Fi e eficiência energética. A operadora não informa o valor do acordo, mas diz que a expansão do Aeroporto Internacional de Viracopos, que inclui ainda hotéis, shopping center e centro de convenções, terá investimento inicial de R$ 2,5 bilhões na construção de um novo terminal de passageiros, ou R$ 9,5 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão.