Telecom Italia tem nota de crédito rebaixada pela Moody's para "junk"

A agência de avaliação Moody's rebaixou a nota de crédito da Telecom Italia para o que o mercado financeiro considera como "junk", ou seja, no "patamar especulativo". O motivo alegado pela agência na terça-feira, 8, foi a "falha da companhia em fortalecer seu balanço patrimonial", além do anúncio da saída do chairman e CEO Franco Bernabè na semana passada. Com isso, a Moody's coloca a controladora da TIM Brasil na perspectiva negativa. Assim, créditos pedidos pela companhia italiana poderão ficar mais caros, com maiores juros.

Notícias relacionadas
"A saída do CEO aumentou a incerteza relativa à habilidade da companhia em fortalecer seu balanço patrimonial suficientemente para mitigar a tendência de queda em suas receitas e EBITDA domésticos", disse em comunicado o vice-presidente sênior da Moody's e analista líder para a Telecom Italia, Carlos Winzer.

A Moody's acredita que uma melhora na qualidade do crédito da Telecom Italia "não mais parece provável", e que as opções que ainda estão disponíveis para fortalecer o crédito, sejam relacionadas ao planejamento de capital ou de operação, regulação, estratégia financeira e venda de ativos; "vão levar tempo para ser implementadas, mesmo se forem bem sucedidas". A agência ainda afirma que a incerteza e riscos atribuídos à companhia vão continuar até que um novo CEO mostre as opções, defina o que será feito e comece a implantar a nova estratégia.

A Moody's diz ainda que o desempenho da TIM Brasil não vai compensar as pressões domésticas, já que a operadora brasileira deverá enfrentar um fluxo de caixa mais limitado e crescimento desacelerado.

Relação com EBITDA

A agência cita ainda o desempenho "continuamente fraco" da economia italiana, com altas taxas de desemprego e efeitos regulatórios adversos, além de competitividade maior no mercado interno. "Sobretudo, o downgrade reflete a expectativa da Moody's de que receitas e EBITDA domésticos da Telecom Italia vão se deteriorar e que a companhia vai falhar em cumprir as metas de EBITDA domésticas e do grupo para 2013".

Como resultado, é esperado que a empresa reporte uma posição financeira de menos do que 27 bilhões de euros ao final do ano, além ter problemas em manter a relação de posição financeira líquida/EBITDA abaixo de 2x nos próximos 24 meses. Já a relação de dívida líquida ajustada com o EBTIDA pode aumentar para 3,2x, "sem previsão de melhora". A agência consideraria uma nota melhor caso a Telecom Italia conseguisse melhorar e manter essa relação para abaixo de 2,8x.

Notas cada vez mais baixas

Segundo informou a Moody's, as notas de crédito da Telecom Italia desceram de Baa3 para Ba1 e os ratings subordinados caíram de Ba2 para Ba3. É provável que a outra agência de ratings, a Standard and Poor's, rebaixe também a nota para junk, pois na segunda-feira, 7, a agência citou os mesmos motivos da Moody’s para colocar a companhia italiana em observação, com nota "BBB-/A-3" com perspectiva negativa. Em comunicado, a Standard and Poor's disse que "um rebaixamento para BB+ parece o cenário mais provável quando nós completarmos o CreditWatch (avaliação de crédito da empresa) até o final de novembro de 2013".

Apesar de considerar manter a nota BBB- caso a Telecom Italia consiga melhorar o perfil de crédito orgânico e inorgânico, com aumento de capital e disponibilidade de ativos para o mercado, a Standard and Poor's "não desconsidera" a possibilidade de rebaixar ainda mais a nota para BB, caso acredite que o perfil de crédito se deteriore e altere o acesso da empresa ao capital, afetando a liquidez.

Resposta

Em resposta ao rebaixamento da nota de crédito da agência Moody's, a Telecom Italia emitiu um comunicado ao mercado enfatizando a posição industrial e financeira do grupo com geração de fluxo de caixa de 32 bilhões de euros nos últimos cinco anos. Além disso, nesse mesmo período, o grupo destaca a redução da posição financeira líquida em 7,6 bilhões de euros e investimentos de 25 bilhões de euros nos países onde opera.

A companhia afirmou: "Há anos, a Telecom Italia persegue a abordagem prudente de gerenciamento de risco financeiro, mantendo a margem de liquidez ao menos igual à dívida com vencimento nos próximos 18/24 meses – no final de junho a margem líquida era de 12,8 bilhões (de euros) – e adotando documentação contratual para seu refinanciamento que não contém capital de repagamento configurado e nem cláusulas de aceleração relacionadas com notas".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!