Vivo anuncia primeiros fornecedores da rede 4G

A Telefônica/Vio anunciou nesta terça, 9, a seleção dos primeiros fornecedores da rede 4G da operadora. O processo de escolha já está concluído em algumas áreas, mas em outras ainda está sendo definido. O que está fechado é que a Ericsson será a fornecedora do core da rede 4G e a fornecedora da rede de acesso na área que hoje já atende a Vivo, ou seja, nas regiões Norte, Centro-Oeste e nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Já a Huawei foi selecionada apenas para três cidades: Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro, onde haverá Copa das Confederações e a Vivo tem obrigações mais urgentes de cobertura. Segundo Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica/Vivo, nas demais cidades a negociação prossegue e a Huawei ou outra fornecedora podem ser escolhidas. A Ericsson deve produzir localmente 100% dos equipamentos 4G, e será a responsável pela instalação de cerca de 2,7 mil sites.

Notícias relacionadas
Segundo Javier Rodriguez, CTO da Telefônica no Brasil, a implementação das redes 4G já prevê o uso de smallcells e femtocells, quando for o caso, pelos mesmos fornecedores. Ele explica que inicialmente será desenvolvido um pequeno núcleo de rede para que o 4G possa ser testado sem criar instabilidades na rede 3G, mas posteriormente haverá uma integração mais profunda entre o core atual e o core da nova rede 4G. Rodriguez explica que hoje ainda é muito limitada a oferta de handsets para a frequência usada no Brasil, de modo que muito provavelmente o lançamento inicial será em cima de modems USB e um ou outro smartphone, mas que a tendência é que esse quadro comece a mudar a partir do ano que vem.

Henrique Blanco, CTO global da Telefónica, explica que a escolha do fornecedor no Brasil está em linha com as diretrizes globais da companhia em relação ao roadmap da tecnologia e perspectivas de evolução dos serviços, e que está dentro de uma lista de fabricantes globais pré-selecionados pela Telefónica.

Em relação ao lançamento de uma primeira operação piloto ou mesmo comercial do 4G, Valente diz apenas que isso "vai acontecer quando chegar a hora, ou antes da hora". O anúncio foi feito durante a Futurecom, que acontece esta semana no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!