O CPqD divulgou nesta terça, 9, um contrato de fornecimento de tecnologia com a gaúcha TSM Antennas para fabricação e comercialização de antenas 100% nacionais nas faixas de 3,5 GHz e 4,9 GHz. Os produtos são fruto do projeto Radiofrequência para Redes Sem Fio Banda Larga Aplicadas à Segurança Pública, que vem sendo desenvolvido pelo CPqD com apoio do Fundo Nacional para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).
A nova antena de 3,5 GHz foi projetada para aplicações na área de cidades digitais, enquanto a de 4,9 GHz tem como foco as aplicações dedicadas à segurança pública – polícia, bombeiros, defesa civil, entre outros. Em nota, o CPqD lembra que a utilização da faixa de frequência de 4,9 GHz para esse tipo de aplicaçãoé uma recomendação recente da União Internacional de Telecomunicações (UIT) para todo o mundo.
As novas antenas são adequadas para uso em sistemas de rádio com tecnologia MIMO (multiple-input and multiple-output), com grande potencial de utilização nas redes móveis de quarta geração (4G). Os rádios MIMO utilizam múltiplas antenas tanto no transmissor como no receptor, de modo a melhorar a qualidade e o desempenho da comunicação.