CPqD fabricará antenas para 3,5 GHz e 4,9 GHz

O CPqD divulgou nesta terça, 9, um contrato de fornecimento de tecnologia com a gaúcha TSM Antennas para fabricação e comercialização de antenas 100% nacionais nas faixas de 3,5 GHz e 4,9 GHz. Os produtos são fruto do projeto Radiofrequência para Redes Sem Fio Banda Larga Aplicadas à Segurança Pública, que vem sendo desenvolvido pelo CPqD com apoio do Fundo Nacional para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).

A nova antena de 3,5 GHz foi projetada para aplicações na área de cidades digitais, enquanto a de 4,9 GHz tem como foco as aplicações dedicadas à segurança pública – polícia, bombeiros, defesa civil, entre outros. Em nota, o CPqD lembra que a utilização da faixa de frequência de 4,9 GHz para esse tipo de aplicaçãoé uma recomendação recente da União Internacional de Telecomunicações (UIT) para todo o mundo.

As novas antenas são adequadas para uso em sistemas de rádio com tecnologia MIMO (multiple-input and multiple-output), com grande potencial de utilização nas redes móveis de quarta geração (4G). Os rádios MIMO utilizam múltiplas antenas tanto no transmissor como no receptor, de modo a melhorar a qualidade e o desempenho da comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.