Norma que definirá custo médio de capital do setor é aprovada pela Anatel

O Conselho Diretor da Anatel aprovou nessa quinta-feira, 8, a criação de uma norma fundamental para que a agência avance na criação de um modelo de custos a ser aplicado na fixação de tarifas do STFC. Trata-se do estabelecimento da metodologia de cálculo do Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) para as empresas do setor. O CMPC tem grande relevância na formulação de modelos econômicos porque serve para definir qual a taxa de retorno mínima em relação ao risco do negócio para cada investidor privado no mercado.
O alvo principal da agência é o STFC, mas o SMP também pode ser contemplado pela norma. Desde que a discussão sobre o estabelecimento de um modelo de custos começou há alguns anos, a ideia de aplicar um modelo mínimo para as operadoras celulares, mesmo tendo o STFC como prioridade, persevera. No caso específico do CMPC, a ferramenta pode ajudar a agência nos dois segmentos, uma vez que se trata de um instrumento de ponderação sobre o risco de investimento e o retorno necessário para equilibrar lucro e oferta em qualquer empresa privada.
Por sua natureza, o CMPC pode garantir uma avaliação mais eficiente se as tarifas e preços do setor estão justas e razoáveis, atendendo o tão falado "equilíbrio econômico-financeiro" dos contratos do setor. A ferramenta permite ainda ao agente regulador avaliar a existência de condutas potencialmente anticompetitivas com base nessa escala mínima de remuneração necessária. Com a metodologia aprovada, a Anatel poderá dar sequência a criação do modelo de custos, uma vez que agora dispõe de um sistema para estimar o custo ponderado da oferta de serviços.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!