Operadoras celulares cobiçam mercado residencial

A onda do serviço fixo-móvel que chegou ao Brasil também está ganhando presença mundial com a cobiça das operadoras móveis pelo mercado residencial. As empresas apostam na substituição do telefone residencial fixo por um serviço móvel com banda larga, adaptando tarifas e combinando tecnologias para atrair o consumidor. A operadora norte-americana T-Mobile lançou o BlackBerry Curve, um celular que funciona com a rede Wi-Fi e é também compatível com o serviço HotSpot@Home, baseado em freqüências não licenciadas ou UMA (Unlicensed Mobile Access). O celular usa a rede Wi-Fi para ligações móveis e um modem de banda larga Wi-Fi para dentro da casa. Quando o usuário deixa a base de hot spots ou sua casa, as chamadas são administradas pela rede celular da T-Mobile.
Outra que reforçou a cobertura residencial foi a Sprint Nextel que lançou em Denver, no Colorado, a primeira operação comercial das chamadas fentocélulas, uma base celular compacta residencial que conecta qualquer telefone Sprint à internet banda larga para melhorar a cobertura celular indoor. A Sprint vai lançar nacionalmente o sistema de fentocélulas em 2008.

Volta às origens

Notícias relacionadas

Diferente das operadoras norte-americanas que oferecem uma combinação de novas tecnologias (zonas Wi-Fi, UMA e fentocélulas) para reforçar a cobertura fixa, no Brasil as operadoras estão lançando mão da telefonia fixa para incrementar o serviço móvel, com lançamentos recentes da TIM e Vivo. A Brasil Telecom foi pioneira, com o Único, anunciado em 2006.
O TIM Casa Flex, com licença de telefonia fixa comutada (STFC) da própria operadora, acessa a rede fixa quando o cliente estiver em seu domicílio e muda automaticamente para a móvel ao sair da área delimitada como ?home zone. Os atuais clientes pós-pagos da TIM poderão aderir apenas com a inclusão de um número fixo no mesmo chip que está em uso. Para os pré-pagos a solução será lançada ainda antes do Natal. O serviço está disponível em 101 municípios de dez Estados, e no fim de outubro, em mais de 240 localidades.
Na semana passada a Vivo também anunciou um projeto piloto que será oferecido em 400 localidades do Paraná e Santa Catarina. Como não possui freqüências para fornecimento na rede fixa, o serviço funciona como um pacote diferenciado de tarifas para ligações do celular para telefones fixos e o kit oferecido nas lojas simulará o telefone fixo tradicional (com fio). Os clientes terão, além do tradicional celular, um aparelho fixo ? com fio e alimentado pela rede elétrica ? que responderá com o mesmo número do telefone móvel. A única vantagem é a possibilidade dos clientes que abandonaram a telefonia fixa voltarem a ter um aparelho residencial usado por toda a família.
A Brasil Telecom oferece o Único, um aparelho celular especial que se liga a um ponto de acesso com raio de cobertura de cerca de 100 metros ligado a uma linha telefônica fixa. Dentro da área de cobertura, o telefone escolhe automaticamente qual o melhor tipo de chamada, fixa ou móvel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!